Elegante sempre - Janaína Depiné

6 dicas para ser mais elegante nas conversas

Já reparou como hoje em dia todo mundo quer falar de si mesmo? Quantos estão realmente interessados em ouvir o outro? Poucos é verdade. Se você não se acha um bom ouvinte, preparei algumas dicas para você.

1)PERGUNTE SEMPRE

É muito chato quando alguém começa a falar de si próprio e não para mais, não é mesmo? Prefira sempre o diálogo ao monólogo narcisista. Fale algo sobre você, mas logo faça uma pergunta. Manifeste interesse pelo outro. Para isso faça perguntas que estimulam o outro a se abrir ou continuar a conversa. Exemplo:

  • E, então?

  • Como assim?

  • E o que você fez?

2) OLHOS NOS OLHOS

Quando estiver conversando com alguém aja como se estivesse com uma supercola nos olhos do outro. Nem pense em ficar mexendo no celular ou se distraindo com qualquer coisa.

3)EVITE PALAVRAS NEGATIVAS

Certas palavras automaticamente mostram uma oposição ao que está sendo dito. Portanto, evite: “mas”, “todavia”, “entretanto”, “contudo”. Sempre ache primeiro um ponto de concordância. Isso gera empatia que facilitará na hora de discordar.

4) SEJA HUMILDE

Para ter uma conversa agradável é preferível ser modesto. A arrogância é algo que afasta todo mundo. Numa conversa é desnecessário mostrar superioridade. Aliás, autoelogio é o fim.

5)RESPEITE PONTOS DE VISTA

Só porque alguém não pensa como você não é motivo para a conversa acabar. Um traço de humildade é ouvir opiniões diversas e se manter tolerante.

6) TENHA SENSO DE HUMOR

Uma conversa agradável tem leveza e um toque de humor. Não é o caso para um stand up comedy, mas aquela dose de humor moderada e bem colocada que gera empatia automática.

 

Viu como não é tão difícil? E, então, vamos conversar?

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).