Elegante sempre - Janaína Depiné

8 dicas de etiqueta no salão de beleza

Num ambiente em que a beleza e a estética são tão valorizadas, cuidar da elegância é vital. Para você ficar bonita por fora, mas também por dentro, fica atenta às dicas:

1)Cuide da higiene

Escolha apenas salões de beleza que tenham esterilização de alicates e tesouras. Por isso, não se acanhe em questionar sobre os cuidados com a higiene do local. Caso prefira, não é deselegante de forma alguma levar seus próprios utensílios.

Higiene em primeiro lugar

Higiene em primeiro lugar

2)Negocie antes

Para não ter uma surpresa, negocie antes o custo do que irá fazer. Pergunte se a lavagem é incluída e se tem opção de escolha do shampoo, por exemplo. Assim você evita qualquer constrangimento e ainda tem opção de pedir um desconto.

Combine o preço antes

Combine o preço antes, pois depois não dá para voltar atrás

3)Gorjetas

Não é obrigatória, mas se quiser dar uma gorjeta para a manicure ou auxiliar do cabeleireiro faça isso com descrição. Dobre o dinheiro e coloque no bolso do avental, apenas para que a pessoa em questão veja e ninguém mais.

4)Miss simpatia

É muito importante cumprimentar a todos no salão, independentemente se a pessoa lhe atende ou não. Isso é um princípio básico da boa educação.

5) Salão não é terapia

Manicure e cabeleireira, por mais amigas que sejam, não são terapeutas.  Portanto, aproveite o momento para falar amenidades, mas evite confidências. Mantenha a mesma discrição ao ouvir o “baphão” de um cliente vizinho.

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Deixe o desabafo para o lugar certo que, certamente, não é o salão

6)Sem escândalo

Um bife na unha ou um corte que não deu certo não são motivos para escândalo. Falhas acontecem em toda as áreas profissionais e, por mais grave que seja, cabelos e unhas crescem. Mantenha a calma e veja quais saídas o salão oferece.

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Mantenha a calma se o resultado não for o esperado

7)Estragou? Conserte

Levou a(o) filha(o) com você e ele estragou algo? Arque com o prejuízo. Isso vale também para você caso quebre um esmalte, por exemplo. Se o salão não aceitar o pagamento, por educação, compre outro produto igual e leve na próxima ida ao local.
8)Se não gostar

Diga com franqueza, mas educadamente. Explique que precisará refazer e negocie o que pode ser feito (um desconto, um novo corte ou tintura sem custo). Se você mantiver o tom de voz ameno e a gentileza, certamente o salão fará tudo para não perder uma cliente como você.

E você? Será que comete muitas dessas gafes? Fique firme e seja uma cliente elegante!

Beijos!

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