Elegante sempre - Janaína Depiné

Etiqueta na academia

Você foi à luta. Ou melhor, se matriculou numa academia. Um lugar onde, por mais que você vá às aulas todos os dias e faça tudo certo jamais sairá de lá.  Além das músicas alucinantes de raves que você nunca frequentou, você terá que conviver com comportamentos estranhos. Sim, algumas pessoas desconhecem o manual das boas maneiras da malhação, e é para elas esse texto. Afinal, saber se comportar com elegância é como fazer exercício: aos poucos fica mais fácil.

Cabeleira Antes de malhar, prenda o cabelo. Esqueceu o elástico? Corra na secretaria e peça uma borrachinha, dessas de prender dinheiro mesmo. Acaba com os fios, mas salva o chão da academia e, garanto, fará você lembrar na próxima aula.

 Sempre prenda o cabelo!

Sempre prenda o cabelo!

Chanel nº 0 Por favor, não gaste seu maravilhoso perfume para ir à academia, muito menos se ele for importado e com alto poder de fixação. Ninguém quer morrer asfixiado pelo odor, ainda que de rosas brancas dos Alpes Suíços às sete horas da manhã.

Data de validadeSe o perfume sai, o desodorante entra. Roll on, spray, aerosol, em bastão, não importa. Capriche para não “vencer” no meio da malhação.

“Bom dia amiguinhos” – É sempre muito simpático dar um bom dia geral aos colegas. Isso vale para a professora, moça da portaria, o faxineiro etc

Meu colega, meu amigo– Não tem problema nenhum conversar com a pessoa ao lado, desde que ela esteja a fim e seja em voz baixa. Se ela demonstrar que não está interessada, não insista.

Nú com a mão no bolso – O vestiário não é o banheiro da sua casa. Nada de ficar despida e circulando ao melhor estilo “Eva no paraíso”. Lembre-se sempre: Andar peladona no meio de desconhecidos só é natural em praia de nudismo. Portanto, saia de calcinha e sutiã, ou cueca, do chuveiro. 

Seja discreto
Seja discreto

Run, baby, run –  A corrida é uma das atividades físicas mais democráticas. Basta um tênis razoavelmente bom e você já pode sair por aí. Mas, homens, cuidado: correr de sunga é um erro mortal. Mesmo que você esteja parecido com um espartano do filme 300, nem pense em exibir-se pelas pistas da vida. Evite também ficar sem camiseta, não alivia o calor, além de deixar a pele muito exposta ao sol.

Já as mulheres devem se lembrar de que, na corrida, tudo balança. Então, sutiã e top reforçados.

Monoassunto Tudo bem que academia é lugar de cuidado com o corpo, mas não tem nada mais chato do que só conversar sobre exercícios, dietas, séries de musculação. Aproveite para conhecer melhor as pessoas ou falar sobre amenidades em geral.

Piscinão Se não quiser poluir a piscina das aulas de natação ou da hidro, tome uma ducha antes.  E, claro, use sempre a touca ao entrar na piscina.

Narciso acha feio – O espelho da academia é grande para todos poderem observar a execução dos exercícios, portanto, não o monopolize. Tem gente que é tão espaçosa que se sente dentro do filme Flashdance, dançando “What a felling” e esquece das outras dez pessoas atrás.

Alô, alô, marciano – É falta de bom senso bater papo ao telefone dentro da sala de aula coletiva. Além de atrapalhar a sua aula, tira a concentração dos outros. Se for inevitável, deixe o telefone no silencioso ou com o toque bem baixinho e saia para atender a ligação.

Durante o treino o celular pode esperar
Durante o treino o celular pode esperar

Nem festa, nem passarela –  Academia não é um desfile de moda, nem concurso de beleza, portanto, a roupa não precisa ser fashion, nem nova. O único pré-requisito é conforto, por isso os tecidos com elastano e lycra são os mais recomendados, mas não obrigatórios.  Cuidado para não exagerar nos acessórios, muito menos na maquiagem que, aliás, não é necessária. Um baton clarinho está de bom tamanho.

O culpado é o mordomo– Frequentar uma academia é como um filme de investigação. Não pode escapar nenhum vestígio da sua presença. Portanto, deixe tudo exatamente como encontrou. Limpe os equipamentos de musculação que usar (aproveite aqueles sprays de álcool), guarde pesos, colchonetes e tenha sempre uma toalha para secar o suor e limpar o seu rastro.

Amores possíveis E possível encontrar o amor da sua vida numa academia? Sim, bem como na padaria da esquina. Por isso, não exagere na paquera. Uma troca de olhares ou uma conversa espontânea podem ser um começo, mas definitivamente, a  sequência fica para depois da aula.

Personal  Se você contratou um profissional para lhe orientar a fazer exercício, nem pense em fazer dele seu confidente ou psicólogo. Já pensou o quanto deve ser difícil ficar motivando e orientando os outros a entrar em forma e ainda ter que ouvir tudo sobre a vida pessoal da pessoa?

The winner is Você pode ser um veterano, daqueles que está na academia desde a inauguração, mas nem por isso tem o direito de humilhar os novatos. Lembre-se: ninguém ganha medalha por fazer a aula direitinho. Não tem troféu, não tem título, não vai para o “Guiness”. Então, fique na sua. Seja simpático com os que estão chegando, se coloque a disposição, mas não banque o professor, para isso existe o próprio.

O mundo não acaba na primeira aula- Você entrou agora e já quer levantar 100 quilos como a colega sarada? Esqueça. Fazer ginástica é como jogar vídeo game, você muda de fase conforme evolui. Então, tenha paciência e deixe seu corpo responder ao estímulo.

Não exagere
Não exagere

 Para terminarComo tudo na vida, cuidado com os excessos. Cuidar de si mesmo é um valor que está na ordem do dia, mas deve sempre visar à vitalidade e não a “corpolatria”. Por isso, trate bem você: por fora e por dentro.

Boa malhação!

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).