Elegante sempre - Janaína Depiné

Precisa-se de pessoas gentis

Você já deve ter percebido. A gentileza está morrendo. E não é só aqui no Brasil, não. Virou um problema mundial. Poucas pessoas têm atos de gentileza, estão mais egoístas, centradas apenas nos seus próprios interesses. Por isso, o texto hoje é um apelo: precisamos de pessoas mais gentis.
Um estudo realizado por pesquisadores de psicologia da Universidade Estadual de San Diego constatou que comparado aos baby boomers, as Gerações X e Y são mais preocupadas com dinheiro, fama e imagem. Já os objetivos relacionados com a autoaceitação, afiliação e comunidade são menos importantes.

Isso revela que vivemos a geração do “eu”. E ao contrário do que se imaginava, nas últimas quadro décadas as gerações vem vivendo um declínio na participação cívica e na preocupação com o outro e um aumento nos objetivos de vida pessoais do tipo “ganhar muito dinheiro”.

Por isso, quem ainda tem uma visão mais altruísta, que sente compaixão pelo outro e tem gestos de gentileza acaba sendo a exceção e muitas vezes vira até notícia como nos casos de pessoas que encontram dinheiro e devolvem.

Mas será que é possível descongelar o coração das pessoas? A boa notícia é: SIM! Porém, os resultados são mais efetivos se começarmos com as crianças, o que não impede os adultos de tentarem reverter o próprio quadro.

Veja algumas dicas para ser mais gentil:

1. Cumprimente a todos
Deseje um bom dia animado a conhecidos e desconhecidos. Desde o patrão até a moça da limpeza. Eu cumprimento até o policial na rua: – “Bom dia, Sr. Policial. Bom trabalho!” (eles sempre ficam surpresos com isso).

Sempre que possível pergunte o nome das pessoas e trate-as assim, fazendo esforço para não se esquecer. Todos amam ser tratados pelo nome próprio. É um sinal de que elas são relevantes.

Olha que bacana como começa o discurso do Getulinho, um garoto incrível que conheci numa das minhas idas ao programa Encontro com Fátima Bernardes (Globo). Ele nasceu com paralisia cerebral, mas superou todas as limitações com dedicação e disciplina. Hoje joga como goleiro na escolinha do Grêmio, no Rio Grande do Sul.

2. Seja gentil consigo
Deixe a tristeza de lado, livre-se das mágoas do passado. Perdoe-se por seus erros e perdoe quem te feriu, por mais que pareça difícil ( lembre-se que pessoas feridas ferem. Isso pode ajudar a entender o outro).

Faça pequenos agrados a si mesmo. Uma escapadinha da dieta para tomar aquele sorvete gostoso, um cochilo depois do almoço num dia agitado da semana, uma pausa para ler um livro numa rede ainda que só dê tempo de duas páginas, um dia inteiro de pijama…O que quer que seja. A felicidade mora nessas coisas simples.

3. Seja generoso
Para um amigo ou um estranho, seja a primeira mão a ser estendida. Pode ser ajudar a chamar o táxi para uma pessoa idosa, pode ser carregar as compras de um morador do seu prédio, limpar a entrada da casa do vizinho quando estiver limpando a sua, pegar um copo de água para um cadeirante…Não importa, seja sempre disposto a ajudar e a fazer o que você gostaria que fizessem por você. E lembre-se: a gentileza sempre encontra um meio de voltar para nós.

Esse vídeo mostra como ser generoso pode mudar o nosso dia e o dos outros.

4. Seja um bom ouvinte
Mais do que falar, devemos estar prontos para ouvir. Quando estiver conversando com alguém evite olhar no relógio ou celular e dê total atenção à pessoa com quem você está conversando. Isso é sinal que você se importa com ela.

5. Aceite as diferenças
Nem todo mundo tem os mesmos valores que os seus, a mesma fé ou opinião. Você não precisa julgar ou querer que a pessoa pense como você. Apenas respeite. Se necessário, diga apenas: “Eu penso diferente de você, mas respeito sua opinião”.

6. Tenha um tom de voz manso
Pessoas que falam muito alto ou rápido podem soar agressivas ou apressadas, mesmo quando não são. Controlar o tom da sua voz irá acalmar quem está à sua volta. Mesmo num momento tenso ou de estresse, a mansidão no falar ajuda a todos e passa a sensação de controle da situação.

7. Seja colaborativo
Pessoas gentis não são individualistas, elas valorizam e respeitam o trabalho do colega. O resultado disso é que frequentemente chegam mais longe, pois conseguem ter um bom networking, além de atitude mais acessível.

8. Elogie sinceramente
Quem diz que não gosta de elogio é porque mente. Dizer algo positivo sobre a outra pessoa é sempre muito bom, mas desde que seja sincero. Caso contrário é bajulação e esta causa um efeito terrível no outro. Já escrevi sobre isso aqui.

Encontre algo simples para elogiar, pode ser a forma de se vestir da pessoa ou mesmo o modo como ela fala. Enfim, todos tem algo de bom para ser notado.

9. Seja otimista
Manter uma perspectiva positiva da vida é como um imã, sempre atrai pessoas. Afinal, quem gosta de conviver com gente negativa? Eu sempre acho que tudo vai dar certo e no final das contas sempre dá.

10. Seja bem humorado(a)
O bom humor é um antídoto para o tédio, alegra em momentos difíceis e faz com que tenhamos mais amigos. Afinal, uma pessoa que sabe rir da vida e de si mesmo é mais leve e fácil de lidar.

11. Evite provocações
Algumas pessoas parecem que nasceram para derrubar as outras. Evite a convivência muito próxima delas se não quiser ser puxado para baixo. E quando o sujeito começar a falar concentre-se em quem você é. Não ligue para críticas, ofensas ou conversas desagradáveis. Se for preciso conviver com essa pessoa (talvez seja um colega de trabalho ou parente próximo) aprenda a ficar calado e coloque seu coração no modo “mudo” . Porém se a conversar esquentar muito, uma saída pela direita pode ser a solução ideal. Peça licença e vá fazer outra coisa antes que você cai nessa cilada.

Por fim, saiba que ajudar os outros regularmente faz bem para nossa saúde mental, aumenta o círculo de amizades e nos torna pessoas mais cativantes. Porém, ser gentil é um ato de amor ao próximo, que deve ser estimulado. Não é feito com o cérebro, mas com o coração.

Eu acredito num mundo mais gentil. “Você pode dizer que eu sou uma sonhadora, mas eu não sou a única”. E espero, sinceramente,  que você seja muito, muito gentil!

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).