Elegante sempre - Janaína Depiné

Socorro! Querem puxar meu tapete!

O mundo profissional anda a cada dia mais competitivo. Em busca de um lugar ao sol, há pessoas que não temem passar por cima de tudo e de todos. Se você está sendo vítima de uma puxada de tapete, veja como agir com esse colega que:

Sempre critica suas ideias
Tenha sabedoria para lidar com colegas assim. Seja profissional, mostre evidências a favor de seu projeto, com equilíbrio e bons argumentos. Jamais perca a calma num confronto desses.
Em último caso, pergunte qual a sugestão que ele tem para sua ideia. Provavelmente ele não terá resposta.

Joga a culpa em você
Se posicione e deixe claro quem era responsável por cada tarefa. Faça isso numa reunião com o chefe e o encrenqueiro. Já se a culpa de um erro for jogada indevidamente para você numa reunião, exponha com calma e serenidade o que ocorreu.

Roubou seu crédito ou sua ideia
Nesse caso prevenir é melhor do que remediar. Envie e-mails sobre o projeto com cópia para várias pessoas, inclusive o seu chefe. Não coloque como cópia oculta. A intenção é fazer tudo às claras.

Quando o caso já ocorreu, e o colega apresentou seu projeto ou ideia, a saída é abordar o chefe e perguntar o que ele achou, conte como foi para desenvolvê-lo. Um chefe sábio perceberá que foi enganado.

Se o malandro assumir o crédito seu na frente de todos, questione-o de maneira elegante: “Você está querendo dizer que fez isso sozinho? E os x dias que eu me dediquei? E a pesquisa que desenvolvi?”. Isso deve bastar para ele reconhecer sua participação.

Fala mal de você pelos costas
O melhor é ignorar, porém se a fofoca for muito negativa é melhor esclarecer. Chame o colega fofoqueiro para uma reunião privada e questione-a por que anda falando mal de você. A tendência é ele negar, mas deve ajudar a coibir a reincidência.

Exclui você de tudo
Questione-o sobre a razão para ter sido excluído e mostre sua disponibilidade em ajudar. Se a exclusão for lhe prejudicar profissionalmente, vá ao chefe explicando a importância da sua participação no projeto, sem falar mal do colega.

Por fim, lembre-se que muitas vezes você não consegue nem mesmo identificar quem esta tentando puxar seu tapete. Tente se relacionar bem com todos, sem ser feito de bobo. Ao identificar o sujeito, traga-o para perto e mostre que ambos podem subir juntos na empresa. É importante perdoar o outro, mas jamais seja mais astuto quanto ao caráter do sujeito.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).