Elegante sempre - Janaína Depiné

Como lidar de forma elegante com decepções na igreja

A leitora me escreveu triste por ter sido ferida em inúmeras circunstâncias por pessoas cristãs. Isso mexeu tanto com ela que se cansou de ir à igreja,  mas garante que não perdeu a fé em Deus. Isso já aconteceu ou está acontecendo com você? Veja o que respondi e que pode lhe ajudar também.

Temos vivido dias maus nos quais há grande falta de comprometimento e amor. Jesus mesmo disso que isso aconteceria no fim dos tempos: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” Mateus 24:12.
Porém, quando alguém nos fere não machuca apenas a nós, mas aborrece a Deus. Portanto, temos que descansar Nele. Ele cuida, conserta, faz de novo. Jesus também nos ensina o que fazer: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus” Mateus 5:44-45,

Precisamos apenas fazer a nossa parte e não criar expectativas de que as pessoas vão agir com o amor que esperamos. Precisamos delegar para Deus nossos relacionamentos e até nossa cura interior.

Lidando com a decepção com pessoas

Não deveríamos nos decepcionar com as pessoas, pois não é nelas que deve estar nossa esperança. Elas são falhas, como nós somos falhas. Paulo, o maior disseminador do Evangelho, percebeu isso ao dizer “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.” Romanos 7:19

Além do mais, Jesus entende bem o que é lidar com pessoas. Ele tratou com todo o tipo delas: pessoas difíceis, traidores, interesseiros, negligentes… Ou seja, a história não é nova. Devemos ficar em paz, pois onisciente como é Deus ele resolverá cada questão, desde que coloquemos para Ele e peça ajuda dele.

Lidando com a decepção com a igreja

A decepção com a igreja/denominação também é comum. Na verdade nossa decepção não é com o templo, mas com as pessoas que o frequentam. Porém, precisamos lembrar de que a igreja é um hospital de doentes. “Os sãos não necessitam de médico, mas sim, os doentes. 13Portanto, ide aprender o que significa isto: ‘Misericórdia quero, e não sacrifícios’.” Mateus  9:12.

 

O lugar de pessoas santas e curadas é na eternidade. Portanto, não podemos deixar nossa perseverança diminuir por uma ou outra frustração, mas colocar nossas esperanças no lugar certo: no Senhor.

Devemos usar a sabedoria para edificar e quando formos feridos, fazer como Jesus e dizer: “Pai, perdoa essas pessoas que não sabem o que fazem” Lucas 23.

Isso tudo tem funcionado comigo e espero que funcione com você também. Que o Senhor complete a boa obra que começou em nós!

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).