Elegante sempre - Janaína Depiné

6 dicas para a volta às aulas

A volta às aulas se aproxima e é hora de pensar em como tornar a nova rotina mais leve e ajudar os filhos a se adaptarem à escola com mais facilidade.

1.Voltando aos horários

Não sei na sua casa, mas na minha está uma confusão de horários. Filhos dormindo tarde, acordando no meio da manhã…Para readaptar o sono o ideal é começar a voltar ao ritmo uma semana antes. Por isso, acorde a turma mais cedo nos últimos dias de férias e crie atividades para que dê aquele cansaço no final do dia.

2.Material em ordem

Com os materiais escolares já comprados com antecedência ( uma dica: eu compro tudo em dezembro e já combino com a livraria de entregar encapado. Facilita a vida.), aproveite agora para arrumar mochila e itens do estojo. Também confira o uniforme escolar, tênis e meias. É hora de ver se precisa repor algo. Envolva seu filho no processo e combine dele já deixar a mochila organizada na véspera para facilitar.

3.Organize a agenda

Com a agenda escolar em mãos e hora de montar um calendário da família. Organizar feriados em que irão viajar e quando não será possível por algum programa escolar.

4.Fale sobre o assunto

Prepare seus filhos para a volta às aulas. Pergunte sobre as expectativas, do que estão sentindo falta e do que não estão sentindo. Conte histórias suas, mostre como lidou com inseguranças nessa época. Ver que os pais também sentiram o que eles sentem pode ajudar a entender que tudo passa.

5.Seja presente

Ainda que seu filho vá de van para a escola, se possível tente levar no primeiro dia. Estar com ele pode dar uma segurança a mais. Em alguns colégios os pais podem entrar na primeira semana. Se ele for maiorzinho deixe que ele tente achar a própria sala. Apenas observe e mostre que está ali para ajudar, mas não faça por ele. Isso o deixará pronto para etapas futuras quando os pais já não podem mais entrar ( meu caso).

6.Dê exemplo

Com os filhos na escola a rotina também vai voltar para você. Tudo aquilo que você espera dos seus filhos, faça também. Organize seu material do trabalho, separe roupa e planeje a agenda. Se você é dona de casa, sem desculpas, prepare sua agenda de limpeza da casa, separe também a roupa que usará no dia seguinte…Enfim, mostre que também está pronta para a nova fase.

E, muito importante, jamais mostre que está aliviada com a volta às aulas.  Ainda que a gente saiba que casa com menino o dia todo em casa é trabalho em dobro, aos ouvidos de uma criança pode soar como desamor.  

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).