Elegante sempre - Janaína Depiné

Modos de uma verdadeira dama

Muitas mulheres querem um homem que seja um gentleman, mas o que poucas param para pensar é que só uma dama é capaz de encontrar um cavalheiro.Ser uma dama é ter respeito próprio, educação e etiqueta. Esta última nos permite apreciar a vida com sabedoria e traquejo para lidar com todas as situações. O fato e que você não precisa ter nascido na riqueza para se portar como alguém da realeza.

Existem alguns hábitos tradicionais que nunca saíram de moda e que fazem parte da rotina de uma verdadeira dama. Conheça:

1. O homem deve ficar em pé até que a mulher se sente. Uma dama se sentará prontamente para não deixá-lo esperando.

2. Ninguém se arruma bem para sair de última hora. Um cavalheiro honra o seu tempo e vai convidá-la para sair com antecedência de, no mínimo, 24 horas.

3. Como uma Cinderela dos tempos modernos, uma dama tem horário para voltar para casa e avisa com antecedência ao seu cavalheiro.

4. Ao sair com um rapaz pela primeira vez ele deverá pagar a conta. No entanto, esteja sempre preparada para arcar com a despesa se algo der errado como, por exemplo, ele esquecer a carteira.

5. Respeite seu cavalheiro e não escolha a coisa a mais cara do menu.

6. Mantenha gestos delicados à mesa e jamais fale com a boca cheia.

7. Se vista com bom gosto e adequada para cada situação. Não queira ser o centro das atenções seja pela vestimenta, acessórios ou tom de voz. Uma dama não chama a atenção, mas se distingue naturalmente.

8. Quando há outras pessoas, ela mantém um jeito gracioso ao cumprimentar as pessoas. Não diz apenas “oi” ou “olá”, mas completa com uma saudação: “é um prazer conhecê-lo” ou “como você está?”

9. Uma dama sempre é boa ouvinte. Ela preferente estar longe do celular e presente na conversa que nunca é rude ou desagradável. Ela também desliga o celular ou deixe no silencioso na hora refeições, reuniões, igreja e demais locais com plateia.

10. Ela nunca diz apenas “não” ou “sim”, mas “sim, por favor” ou “não, obrigada.”

11. Uma dama sempre oferece ajuda a alguém em necessidade. Seja assento aos idosos, portadores de necessidades especiais, uma pessoa com muitas sacolas ou com filhos pequenos.

12. Quando vai à casa dos outros, a dama nunca chega de mãos vazias. Sempre leva um singelo presente para manifestar apreço ao anfitrião.

13. Uma dama tem palavras. Sua reputação respeitável é resultado da consistência de sua palavra, pois ela sempre cumpre suas promessas.

14. Uma dama pratica a gratidão e sempre diz obrigado por ações específicas ou generosidades. Quando possível ela elogia publicamente e deixa as críticas para o ambiente privado.

E você? Já se considera uma dama? Se não, que tal começar?

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).