Elegante sempre - Janaína Depiné

Como ler ( e entender) a Bíblia?

Diariamente recebo essa dúvida. Muita gente quer começar a ter uma rotina de estudo, mas não sabe por onde começar. Hoje eu lhe ajudo com algumas sugestões.

1)Escolha a Bíblia

A Bíblia foi traduzida em português em várias épocas. Talvez uma das mais antigas seja a versão Almeida, por isso ela tem uma linguagem um pouco mais complicada de entender.

Há as mais atuais como a Nova Versão Internacional (NVI) que é a minha favorita e versões numa linguagem atual como a Nova Tradução Linguagem de Hoje (NTLH).

Algumas Bíblias têm comentários e eles ajudam a entender certos capítulos ou trazem uma reflexão importante sobre ele. São as chamadas Bíblias de Estudo. Eu uso a versão NVI da Joyce Meyer.

O ideal é ler a Bíblia em papel para poder grifar e fazer anotações pessoais. Além disso, manusear a versão impressa vai lhe dar habilidade para achar rapidamente os livros. Algo que se adquire com o tempo.

Você pode deixar a Bíblia no aplicativo para situações de emergência ou quando precisar encontrar um versículo rapidamente.

2)Defina um tempo e horário

Escolha um horário do dia para ler e meditar na Bíblia. Eu, particularmente, prefiro fazer isso bem cedo. Até acordo antes de todo mundo para ter esse meu tempo a sós com Deus. A casa em silêncio ajuda muito.

Além disso, estabeleça um tempo. Se você tem pouco tempo, leia um capítulo por dia. Se você tem mais tempo, vá além. Lembre-se de orar antes de começar a leitura, pedindo que o Espirito Santo lhe dê entendimento ( faz toda a diferença).

O importante é digerir bem o que foi lido e meditar nisso. Para isso , sugiro o uso de um diário de oração onde além de anotar os principais pontos da mensagem você pode registrar seus agradecimentos, arrependimentos e petições. Conheça o Diário de oração Elegante Sempre aqui.

3)Escolha um plano de leitura

A Bíblia é uma coleção de 66 livros agrupados por gêneros literários (livros históricos, cartas, poemas), não por ordem de leitura. Por isso, não é uma boa ideia tentar ler de capa a capa pela primeira vez.

Se você vai ler pela primeira vez comece com um dos quatro evangelhos no Novo Testamento – Mateus, Marcos, Lucas ou João. Os quatro escreveram a biografia de Jesus, mas cada um contou do seu jeito. Assim você conhecerá a figura central da Bíblia, Jesus. Se não souber qual evangelho começar, recomendo João (também conhecido como o Evangelho do amor).

Depois vá para Atos dos Apóstolos que conta como foi fundação a Igreja. Em seguida você pode ler as cartas do Apóstolo Paulo ( Romanos, Corintios, Tessalonicenses…). Vão ajudar você entender melhor a salvação.

Só depois comece a ler os livros históricos do Antigo Testamento (de Gênesis a Deuteronômio). Alguns parecem contar histórias repetidas, mas sob uma nova perspectiva. Você vai conhecer a criação do mundo, a história do povo de Israel e como Deus age ao longo da História.

Arremate com o livro de Hebreus, no Novo Testamento.

Depois disso tudo leia os livros de profecias (de Isaías a Malaquias). Eles mostram como Deus avisou o povo o que iria acontecer.

Esses livros de profecia do Antigo Testamento e o livro de Apocalipse podem ser difíceis de entender. Mas usando uma bíblia de estudo pode ficar mais fácil. Além disso, você pode fazer cursos ou assistir videos que explicam melhor.

4) Para ler a qualquer tempo

Salmos e Provérbios são livros edificantes para ler em qualquer momento, não importa quanto você conhece da Bíblia. Os salmos são poemas e canções a Deus e o livro de Provérbios tem muitos conselhos sábios para nosso dia a dia.

5)Quando já for craque

Chegou a hora de ler Cântico dos Cânticos, que traz poemas sobre o valor do amor entre um homem e uma mulher (alguns estudiosos dizem que seria também uma analogia ao amor de Deus por nós). Outra dica é Eclesiastes, livro escrito pelo rei Salomão numa reflexão já na velhice sobre a futilidade de tudo sem Deus.

Você pode ainda ler Jó, para entender o sofrimento humano e qual deve se a nossa reação diante dele.

Lembre-se que há vários planos de leitura na internet e esse é só um pontapé inicial para quem não sabe por onde começar! Boa leitura!

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).