Elegante sempre - Janaína Depiné

Diga NÃO com elegância

No último fim de semana eu e minha família assistimos ao divertido filme “Sim Senhor” (Yes Men – 2008) que conta a história de Carl Allen (Jim Carrey) um cara muito negativo que, após o convite de um amigo, vai a um evento de autoajuda cuja base é dizer sim a qualquer coisa que lhe aconteça ou ofereçam.

No início, o poder do “sim” transforma a vida de Carl. Ele é promovido no trabalho, faz amigos, ajuda pessoas e conhece Allison (Zooey Deschanel), por quem se apaixona. Porém, logo ele descobre que aceitar tudo pode gerar situações inconvenientes e descobre que dizer “não” às vezes é muito importante.

Filme-sim-senhor
Filme “Sim Senhor” mostra que só dizer sim não é bom.

Confesso que um dos grandes desafios que tenho na vida é aprender a dizer não. Em busca desse aprendizado, além de mergulhar na literatura especializada, tenho conversado com pessoas que passam pela mesma situação. Descobri que na maioria das vezes temos receio de dizer não porque tememos deixar de ser amadas ou aprovadas. A verdade é que as pessoas devem gostar de nós pelo somos, caso contrário atrairemos pessoas oportunistas, colegas folgados e relacionamentos abusivos.

Para ajudar você a não ser como o Carl Allen e dizer “não” sem culpa, separei algumas dicas que aprendi.

1. Use a técnica do sanduíche – Para dar uma negativa, lembre-se dessa técnica: Elogie+negue+agradeça. Elogie a proposta, explique porque não poderá aceitá-la e agradeça a lembrança.

2. Seja firme – É comum a pessoa insistir ao ouvir uma primeira negativa. Repita sua justificativa sem se abalar.

3. Não adie – Muitas vezes para evitar negar imediatamente, pedimos um tempo para pensar. Isso só irá prolongar seu sofrimento. Se não quer ir num compromisso, diga simplesmente “não”e dê suas razões, que pode ser inclusive falta de vontade.

4. Fuja dos sanguessugas – Algumas pessoas simplesmente não aceitam um “não” como resposta. Pedem mil favores o tempo todo. Nesse caso seja ainda mais firme, caso contrário você virará refém de um sujeito explorador.

5. Delegue – Se o pedido pode ser delegado, sugira outro nome. “Olha eu não posso fazer isso, mas conheço uma pessoa que certamente poderia lhe ajudar”.

6. Apresente uma alternativa – Se não quiser dizer um “não” completo, você pode dizer um “sim” parcial. Explique que não poderá fazer tudo o que a pessoa pediu, mas terá prazer em fazer determinada parte. Assim você ajuda o outro sem se prejudicar.

E, então, preparados para dizer “não”?

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).