Elegante sempre - Janaína Depiné

Etiqueta no restaurante japonês

A comida japonesa é uma das mais diferentes da nossa cultura. Especialmente no jeito de comer. Por isso, veja as dicas:

TOALHINHAS QUENTES

São colocadas enroladas na mesa logo que você chega e servem para limpar as mãos! No Japão também é comum usá-las para limpar o pescoço e o rosto.

HASHI

Os palitinhos devem ser segurados da metade para cima. E, assim como se faz com garfo e faca, NUNCA use para gesticular ou apontar para alguém.

Passar/receber comida com o hashi ou espetar o hashi no arroz na vertical devem ser evitados também, pois lembram os ritos fúnebres japoneses.

Ao se servir de pratos coletivos use os hashis dispostos ao lado do prato. Se não houver use o seu, mas inverta o lado que você usou para comer.

Nunca descanse os palitinhos no prato, mas no descansador. Se não houver improvise e dobre a embalagem de papel do hashi.

Crianças e adultos inexperientes ou com pouca destreza podem usar o hashi com elástico. É importante para pegar o jeito. Porém, se você não consegue de jeito algum, pode pegar com a mão tranquilamente.

SUSHI/SASHIMI

Molhe levemente o peixe do sushi no Shoyo e jamais encharque o arroz com ele. Também não parte uma peça de sushi ou sashimi. Coloque de uma vez só na boca.

SOPAS

O clássico missoshiro vem com o hashi, mas não se assuste. Beba a sopa e comer os pedacinhos com o hashi.

Já algumas outras sopas poderão vir com uma colherzinha para você beber o caldo e desfrutar não só da culinária, como da paciência japonesa.

Confira as dicas extras:

0_h

0_hi

 

 

Como segurar o hashi:

0_hii

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).