Elegante sempre - Janaína Depiné

Xingar um presidente é deselegante sempre!

Nesta quinta-feira, dia de abertura da Copa do Mundo, o país assistiu decepcionado a uma apresentação medíocre para uma nação que faz tantas festas populares com pompa e criatividade. Dizem que é o tal “padrão Fifa”. Ok, nesse caso nosso padrão brazuca seria melhor.

Dilma, cumprindo o protocolo, estava na tribuna de honra do Itaquerão de onde assistiu à partida inaugural da Copa do Mundo caladinha, sem discurso, já temendo a cena que poderia se repetir tal qual na Copa das Confederações.

De nada adiantou. O público vaiou, xingou …Quando Dilma foi exibida no telão do estádio vibrando com o segundo gol do Brasil, veio mais uma onda de xingamentos.

Xingar e vaiar uma presidente da República, seja quem for, é desonroso para qualquer nação, pois ofende a instituição. Fazer isso numa transmissão mundial, então, é expor claramente que perdemos a noção de civilidade. (Não postarei o vídeo  por considerar baixo, mas você pode achá-lo facilmente no Youtube)

Enquanto o mundo olhava para o estádio, logo ali, manifestantes davam seu recado e os vândalos se aproveitavam para um quebra-quebra já visto no ano passado. Jornalistas feridos, patrimônio público e privado depredado, força policial e o resto você já sabe. Mais uma prova da nossa incapacidade de lidar com a democracia.

Honestamente, muito mais eficaz do que vaiar, xingar ou depredar é civilizadamente usar de forma coerente o poder do voto. O resto é pura deselegância de uma parte da nação que cresceu, mas ainda não evoluiu.

“Tratai a todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei” 1 Pedro 2:17

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).