Elegante sempre - Janaína Depiné

3 passos para dizer “não” a intimidação

Quando estamos num caminho reto, não é incomum sermos intimidados, confrontados, desafiados e até mesmo desacreditados. Já aconteceu isso com você? Pois, foi exatamente isso com um grande líder e as decisões dele nos momentos de dificuldade são uma grande lição para nós.


Se temos fé, e andamos em obediência, sabemos de onde vem os desejos do nosso coração, “pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade” Felipenses 2:13.

 
Ele fez isso com Neemias. Colocou nele uma vontade ardente por reerguer os muros de Jerusalém. Uma tarefa árdua e que exigiria o esforço de muitas pessoas. Mas o maior desafio não seria o trabalho, mas a oposição que encontraria.

 

Ele foi ridicularizado, confrontado e ameaçado. Já se sentiu assim? A boa notícia é que os três passos que Neemias adotou podem nos ajudar em situações similares.

 

1.Admita sua limitação

Neemias reconheceu a dependência dele para com Deus.  “Por nós mesmos não conseguiremos reconstruir o muro” Ne4:10.

 

Quando estamos cheios de orgulho podemos não perceber que nossa força, inteligência e cultura, por mais que existam, são limitadas. Deus, porém, é ilimitado. Ele pode nos levar aonde ninguém pode. Ele pode fazer o que ninguém pode.

2.Ore

Quando percebeu que tudo e todos se levantavam contra ele, Neemias intensificou as orações : “Mas nós oramos ao nosso Deus…” Ne4:9

Dizem que as palavras têm poder. Imagine a oração, então…

3.Seja constante

Nossa fé e segurança nos blindam contra o engano e a intimidação. Como um bom pai, Deus não quer nos frustrar, porém precisamos manter nossa confiança inabalável nele até o fim.  Por isso, além de orar e reconhecer suas limitações, Neemias aumentou a vigilância e “e colocamos guardas de dia e de noite para proteger-nos deles” Ne4:9.

Na medida em que avançamos, certamente encontraremos oposição. Surgirão problemas e pessoas tentarão tirar nossa esperança. Nessas horas precisamos reconhecer a soberania de Deus, orar e permanecer vigilantes e constantes.

E se em algum momento nos sentirmos frágeis, podemos pedir como Neemias: “Fortalece agora as minhas mãos” Ne6:9. E, certamente, o Senhor nos fortalecerá para que todos saibam que nossas obras são executadas com a ajuda dele.

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).