Elegante sempre - Janaína Depiné

6 questões pessoais que você não deve expor no trabalho

A maioria das pessoas passa a maior parte do tempo no trabalho. Convivendo tantas horas por dia com as mesmas pessoas é fácil criar laços de amizade. A questão é que expor alguns assuntos no trabalho pode ser péssimo para sua carreira. Confira os seis temas que nenhum colega precisa ficar sabendo.

1. Caos no relacionamento

Quem se relaciona tem problemas. Alguns pequenos e cotidianos, outros bem mais complicados como um divórcio, por exemplo. Traições, discussões, conflitos, problemas com familiares e por aí vai podem fazer parte da vida, mas não são adequados para uma conversa no local de trabalho. Separe seu mundo pessoal do profissional, caso contrário o caos do relacionamento se instala também na carreira.

2. Vida sexual

Acredite, ninguém está interessado na sua vida sexual. Não pense que contar detalhes da sua vida íntima vai animar uma tarde cansativa no escritório. Pelo contrário, compartilhar suas aventuras amorosas pode ser um balde de água fria na carreira. Deixe assuntos íntimos para as pessoas igualmente íntimas.

3. Problemas no emprego anterior

Dia desses durante uma seleção de um funcionário para uma empresa do grupo da nossa família, meu esposo e eu desistimos do melhor candidato por um motivo: Ele falou mal de todos os ex-empregadores. Nenhuma novidade de quem é o calo nessa relação profissional, certo? Portanto, esqueça as histórias sobre os problemas que você já teve com chefe, colegas de trabalho, discordâncias sobre salários etc.

4. Problemas de saúde

É claro que no trabalho perfeito toda a  equipe se preocupa com o bem-estar uns dos outros. Infelizmente, nem sempre é assim. Portanto, evite discutir problemas médicos no horário de trabalho buscando conquistar compaixão alheia. Gerentes costumam a investir nas pessoas que acreditam estar aptas a lidar com uma responsabilidade extra.

5. Posição política

Sua posição política é sua e por isso mesmo tente se manter neutro no local de trabalho. Compartilhar visões partidárias de forma enfática pode ofender alguém, mesmo que indiretamente.

6. Discurso religioso

Como cristã aprendi que minha vida deve falar mais alto que o meu discurso. Portanto, em vez de querer pregar para seus colegas de trabalho simplesmente viva de maneira que cause admiração ( ou curiosidade) nas pessoas à sua volta. Infelizmente vejo muitas pessoas se aproveitando da religião para usar como um atestado de boa conduta. E, infelizmente, na maioria dos casos, são essas as pessoas que mais nos decepcionam.
Além disso, sempre é bom lembrar que o radicalismo afasta as pessoas. Em vez disso, aproveite o ambiente onde há diversidade religiosa para conhecer e entender melhor o outro. Quem sabe assim fique mais fácil cumprir o principal mandamento: Amar ao próximo como a si mesmo.
Gosto da frase do filósofo Agostinho: “Evangelize sempre, se necessário, use palavras”

 

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).