Elegante sempre - Janaína Depiné

7 passos para demitir de forma elegante

Em tempos de crise econômica é comum ouvir falar em demissões. Quem tem o desafio de desligar alguém do trabalho sabe que essa é uma tarefa complicada e desconfortável, mas necessária para qualquer gestor seja ele de uma organização ou responsável pelo lar. Veja como não cometer erros nessa hora.

(Esse texto marca a estreia de uma nova colaboradora do blog que vai trazer dicas voltadas para o mercado de trabalho. Seja bem-vinda, Rafaela Vilela!)

1)Local certo

Escolha um local reservado para dar a noticia evitando interrupções e também que outras pessoas escutem a conversa.

2)Hora ideal

Demitir o colaborador em uma sexta-feira, ao término do expediente, é o pior momento para dar esta notícia. Comunicar no início da semana, de preferência na parte da manhã, lhe dará tempo para se organizar e despedir dos colegas. Agindo desta forma ele não se sentirá explorado e demonstrará respeito ao profissional.

3)Tenha clareza

Informe sem justificar, com exatidão, transparência e coerência. Caso a demissão ocorra devido ao desempenho, um bom gestor já o alertou sobre o que não estava indo bem e o que se esperava dele. Caso seja uma mudança na estrutura da organização, informe os reais motivos da demissão.

4)Assuma o controle

Muitas vezes o gestor que dará a noticia da demissão não foi o mesmo quem tomou esta decisão. Nesta situação é bem comum que o encarregado do desligamento diga que “não queria que fosse assim, mas que ordens são ordens”. Uma postura totalmente errada.
O gestor faz parte da organização e se a ela optou pela demissão, consequentemente, ele também. Como porta-voz da notícia deve assumir a responsabilidade da decisão e, em seguida, relatar os motivos que levaram a isso.

5)Ouça

Deixe o colaborador livre para desabafar, porém imponha limites e não se deixe levar pelo calor da emoção.
Não faça promessas que talvez não possa cumprir. Evite isso! Na hora da demissão não há muito o que falar. Dependendo do quanto você florear, o colaborador pode pensar: “Se sou tão bom, por que está me demitindo mesmo?!

6)Comunique aos outros

Para evitar que a noticia se espalhe de forma errada, reúna a equipe e comunique a demissão e seus reais motivos, sem expor o colaborador demitido.

Este é um ótimo momento para reafirmar as metas e os valores da organização fazendo com que os colaboradores sintam que são peças chaves no desenvolvimento dela.

7) Coloque-se no lugar

O importante é que, dentro do possível, as demissões sejam planejadas para evitar desgastes profissionais, éticos e legais. Procure colocar-se no lugar do colaborador e tente imaginar o que estaria passando pela sua cabeça naquele momento e como gostaria de ser tratado.

 

 

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