Elegante sempre - Janaína Depiné

Como falar bem em público

Um profissional de excelência na área em que atua pode não transmitir credibilidade se não souber falar em público. A falta de controle emocional, a dicção ruim e o despreparo podem comprometer uma carreira brilhante. Na comunicação não basta ser, também é preciso convencer.

Existem pessoas que possuem uma capacidade natural de se comunicar, mas existem técnicas que podem ser aprendidas a qualquer tempo. A excelência é um hábito, portanto, quem precisa ser um excelente orador só precisa praticar muito com as ferramentas corretas.

O PAPEL DA LINGUAGEM CORPORAL

A linguagem não-verbal comunica muito antes de sequer sair o som da nossa voz. Segundo um estudo do Management Institute of Tecnology , nos Estados Unidos, a a imagem corresponde a 25% da eficiência da nossa comunicação. Portanto, é verdade que julgamos um livro pela capa. Em segundo lugar aparece o tom da nossa voz (18%), seguido da adequação das palavras (14%) e linguagem corporal (10%). Note que mais da metade da eficiência da comunicação não envolve o que é dito, mas como é dito. Isso mostra a importância da linguagem não-verbal para falar bem em público.

ERROS MAIS COMUNS

Os erros mais comuns são a desorganização de ideias, os vícios de linguagem, a dificuldade de vocabulário, a voz muito linear e monótona, uma dicção ruim, Velocidade excessiva ou lenta, a ausência de teatralização e gestos e a ausência de pausas na fala.

MAIORES ACERTOS

O ideal é um tom de voz firme, numa velocidade que gere compreensão e interesse, com pausas e impostações quem marquem frases e pontos importantes. O visual deve ser completamente neutro, limpo e que passe a imagem de eficiência. A narrativa deve conter histórias que ilustrem o que está sendo dito repleta de gestos pontuando momentos marcantes. Além disso, um leve toque de humor sempre torna qualquer tema mais atrativo.

HÁBITOS A SEREM EVITADOS

a)Preparar um Power point com blocos de texto

O ideal é que haja muitas imagens e frases de impacto, evitando ao máximo grandes textos. Exceções para gráficos e dados estatísticos que devem estar em tamanho legível para a plateia. Nada pior do que ilustrações que não se podem visualizar corretamente.

b)Ler o Power Point

Permita que o público leia o que está escrito e não faça isso por ele. A fala do orador deve complementar o que está sendo exibido no telão e nunca ser redundante.

c)Pedir desculpas

Muitas pessoas começam a palestra ou apresentação pedindo desculpas por algo, seja uma falha no material, atraso ou a qualidade do que vai falar. Já ouvi uma palestrante, que sucedeu outra, afirmar: “O que eu posso dizer depois dessa primeira palestra. Nada do que eu diga vai superar o que já ouvimos aqui”. Toda depreciação pessoal gera um descrédito muito ruim no público.

d)Não pensar num encerramento

Jamais termine sua fala sem planejamento. É muito comum as pessoas não pensarem no que dizer ao final e terminarem com um: “Então, é isso. Obrigado”. Deve-se sempre começar e terminar muito bem.

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