Elegante sempre - Janaína Depiné

Como organizar o ambiente de trabalho

A leitora me conta que é uma mulher muito desorganizada, em praticamente todas as áreas, nos estudos, trabalho e até na casa dela. Ela quer mudar de vez e pretende começar pelo espaço de estudos que hoje é uma pilha de livros e papeis. Ela pediu minha ajuda e o que eu respondi para ela você confere agora.

Uma mesa entulhada, copo sujo de café, blocos de anotações infinitos, dezenas de canetas em cada canto e livros espalhados. Uma mesa bagunçada é um mau sinal.

Segundo uma pesquisa da empresa de recrutamento Robert Half, 32% dos 300 diretores de RH consultados disseram que questionam habilidades e eficácia na organização de pessoas com mesas bagunçadas.
Mais do que causar uma boa impressão, uma mesa organizada aumenta a produtividade. E produtividade não é só fazer mais em menos tempo, mas saber priorizar o que é mais importante. Quem não sabe por onde começar está perdido no meio da sua rotina.

Uma mesa de trabalho arrumada tem que ser como um painel de um avião onde cada peça está ao alcance por um motivo e com uma função específica. Eu, por exemplo, não consigo nem começar a trabalhar quando a mesa está bagunçada. Sou assim desde criança, quando precisava arrumar todo o meu quarto para começar os estudos, até hoje quando divido meu tempo entre o trabalho no escritório  e no meu homeoffice.
O que faço e funciona muito bem compartilho com vocês:

1)Arquive

Uma pilha de papéis em cima da mesa não é arquivo é bagunça. Organize os documentos em gavetas, pastas ou bandejas. Além de melhorar o aspecto da mesa, será muito mais fácil encontrar o que precisa. Crie critérios para guardar e nomeie as pastas para facilitar.
Ex:
Textos para ler
Receituários
Notas fiscais
Etc.

2)Tente ser minimalista

Cuidado ao enfeitar demais a mesa de trabalho. Tire tudo o que puder. Penduricalhos, enfeites, milhares de blocos de anotações. Guardeo que for possível em gavetas ou armários. Os badulaques nem coloque na mesa.

3)Eleja um dia para dar uma geral

Todos os dias depois do expediente dê uma organizada rápida, mas escolha um dia para caprichar. Eu faço isso na sexta, mas seja qual for o seu, tenha o dia da faxina. Jogue fora papeis, coloque arquivos no lugar e vá organizando tudo.

4)Não coma na mesa

É muito importante fazer pequenas pausas para lanche. Dar uma circulada, levantar, falar com outras pessoas….Isso nos deixa revigorados. Além disso, comer em cima da mesa de trabalho não é higiênico e deixa uma impressão ruim. Já cafezinho, chá e água estão liberados, mas recolha os copos assim que usar.

5)Digitalize

O que for possível mantenha digitalizado, afinal os arquivos físicos estão acabando. E aquilo que foi digitalizado mantenha em pastas no computador (e você pode colocar numa nuvem por segurança).

Eu, por exemplo, salvo tudo por data no formato ano+ mês+ dia+título, assim: 16.06.07_Texto_organização.
Assim quando preciso pesquisar aparece em ordem em que foi criado. Fica fácil de achar tudo.
E, então, ficou com mais inspiração para se organizar? No meu Snapchat (janaína.depine) eu dou dicas diárias de organização e ainda respondo dúvida ao vivo. Me segue lá!

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