Elegante sempre - Janaína Depiné

Como reagir ao ciúme de maneira elegante

A leitora escreveu dizendo sentir ciúmes do namorado e não sabe como reagir nessas horas. Como manifestar o que sente, sem fazer um barraco? A reposta você confere agora.

O ciúme é muito comum. Tem gente que tem do(a) companheiro(a), mas há também aqueles que sentem isso em relação a objetos, amigos, familiares, filhos, irmãos etc. Um sentimento que pode se manifestar, muitas vezes, de forma agressiva ou exagerada. Para aprender a lidar com isso é preciso ir mais fundo para enxergar o que está por trás desse sentimento e conseguir estratégias de autocontrole.
COMO_LIDAR_COM_CIÚMES
Se você tem ciúmes de tudo e todos pode ser um sinal de que você tem muitas inseguranças. Talvez tenha se sentido trocada ou deixada de lado na infância, por familiares, amigos ou mesmo seus pais. Pode ter vivido uma experiência traumática de solidão ou abandono. Pode ter sido uma criança ou adolescente um pouco fora dos padrões sociais ou tímida e com isso teve dificuldade em estabelecer conexões com as pessoas.

Enfim, ainda que você não descubra a origem do seu ciúme excessivo, você precisa ter consciência que esse sentimento não preserva nenhum relacionamento, ao contrário, ele afasta as pessoas progressivamente. Ninguém suporta ser vigiado e cobrado o tempo todo por fatos corriqueiros ou os imaginados (como ocorre na maioria das vezes).

CAMINHOS:

Uma boa estratégia é investir em você mesma. Quais são as suas qualidades? O que você tem de especial? Explore o seu melhor, invista no seu bem estar físico, emocional, espiritual e torne-se uma pessoa única. Isso não vai lhe deixar imune a uma traição, por exemplo, mas lhe dará a segurança de quem você é e a certeza de que isso independe do olhar do outro.

Desenvolva o amor-próprio que também lhe ajudará a não se envolver em relações abusivas, quando há exploração e até manipulação com a intenção clara de lhe deixar dependente e insegura. Os bons relacionamentos são aqueles em que as pessoas se apoiam e se ajudam a crescer.

COMO_LIDAR_COM_CIÚMES
Quando o namorado fala de uma colega de trabalho você se irrita? Se ele quer jogar bola com os amigos fica chateada? Nesse caso possivelmente você está querendo mais cuidado e pode achar que seu companheiro dá mais atenção aos outros do que a você. E pode até ser o caso mesmo.

CAMINHOS:

Use os ciúmes em seu favor, como um sinal de alerta de vocês precisam se empenhar mais na relação. Manifeste, com carinho e palavras mansas (nunca num momento de ira), suas necessidades ou interesses. Convide-o para programas que você sabe que seriam agradáveis para ambos.

Não fique sentada achando que o outro vai tomar a iniciativa. O primeiro a perceber um problema tem o dever de correr atrás da solução.

O desafio de qualquer relacionamento é fazer o outro feliz e ao mesmo tempo sentir-se bem. Tenha também seus hobbies e interesses que independam do companheiro. Casais se completam não porque não são suficientes em si mesmos, mas porque juntos formam um time.

COMO_LIDAR_COM_CIÚMES

O amor é muito diferente da paixão. Sai aquela sensação de euforia e entram momentos de rotina e calmaria que podem levar o casal a um acomodamento, desmotivação ou até mesmo a uma falta de cuidado um com o outro. Um erro grave capaz de abrir portas até mesmo para um relacionamento extraconjugal, como uma necessidade de se sentir “vivo” outra vez.

CAMINHOS:

Quem se sente amado, desejado e cuidado sente-se seguro e pleno na sua relação. Portanto, aos primeiros sinais de ciúmes reverta a insegurança em gestos de carinho e em palavras positivas.

Use como um alerta de que é preciso reconquistar a mesma pessoa que você convive há tantos anos diariamente. Não por medo de perdê-la, mas para fazê-la se sentir desejável e amável sempre, em qualquer idade ou circunstância.

 

COMO_LIDAR_COM_CIÚMES
Pare e pense. Ainda que você veja a pior situação que poderia com os seus próprios olhos o que um escândalo público mudaria sobre algo que se deteriorou na sua vida privada? Absolutamente nada.

O pior é que muitos “shows” são meramente frutos de desconfiança ou suposições. O que torna um barraco vergonhoso para todos os lados envolvidos.

CAMINHOS:

Eu sempre digo para meus filhos que não resolvemos nada no dia da ira. Precisamos estar com a cabeça fria para conversar, caso contrário falamos o que não queremos apenas com o intuito de punir com ofensas que sabemos que vão doer fundo, pois quem convive conhece o ponto fraco do outro.

Sendo assim, quando algo não lhe agradar diga que irá conversar depois sobre aquilo. Se for um namorado vá para sua casa e deixe o assunto para o dia seguinte. Se for seu esposo diga que quer conversar com calma, quando estiver mais em paz. Nunca grite, jogue as coisas ou, ainda pior, agrida alguém (seja em lugar público ou privado).

E, claro, depois de refletir e orar, com calma, converse olho no olho sobre o que sentiu e avalie mudanças necessárias para a relação entrar nos trilhos.

COMO_LIDAR_COM_CIÚMES
Quando for perguntada se está com ciúmes, não tenha vergonha de dizer que sim. Externar o que sentimos faz parte da cura. Diga o que a incomodou com calma e sabedoria. Muito melhor do que acumular sentimentos que cedo ou tarde virão à tona.

Por outro lado, ficar vasculhando a vida do outro em busca de sinais é uma forma de alimentar a insegurança. Nada sólido se constrói em bases frágeis, portanto, aprenda a respeitar o espaço do outro e nutrir a lealdade.

COMO_LIDAR_COM_CIÚMES
Se você é cristã, como eu, tem uma enorme vantagem. Sabemos que onde o Espírito Santo de Deus habita produz frutos que são: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Gálatas 5:22,23).

Portanto, se você está sentindo muito ciúme e falta de controle emocional precisa investir mais na sua relação com Deus.
“De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja ( ou ciúme – em algumas versões) e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? 1 Coríntios 3:2,3

Ele pode curar uma pessoa ciumenta, se ela assim o desejar e pedir. Lembre-se que Jesus mostrou que não podia curar os judeus porque eles estavam com os corações duros: “Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.” Mateus 13:15

Por fim, lembre-se não há mentira que fique encoberta. Então de nada adianta ficar procurando, rastreando a vida do outro….Isso só gera um clima de desconfiança e medo.  Viva em paz e feliz, confiando na pessoa com quem você se relaciona e pensando sempre o melhor dela, afinal “Quem é irritadiço faz tolices, e o homem cheio de astúcias é odiado (…) Não é certo que se perdem os que só pensam no mal? Mas os que planejam o bem encontram amor e fidelidade (…) O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez. O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.” Provérbios 14

Eu confesso que já tive meus momentos de ciúmes, sem motivos concretos, mas hoje sinto uma paz muito grande por saber quem eu sou e quem cuida de mim.

Ainda há situações que eu não gosto e vice-versa, mas nessas horas eu e meu esposo conversamos e alinhamos nossa trajetória. Hoje entendemos que um casamento é para sempre e se errarmos um com o outro, vamos tentar corrigir para viver bem e em harmonia para sempre. Espero que esse texto ajude você a encontrar esse caminho de mansidão, autoconfiança e confiança no outro também! 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).