Elegante sempre - Janaína Depiné

Como servir quando se é hóspede

Fazer uma visita de mala e cuia é maravilhoso, mas não é porque você é visita que vai ficar só curtindo a estadia. Para ser um bom visitante é preciso seguir algumas regras de gentileza. 

“Mas como servir quando se está na casa dos outros?”. A Janaína Depiné me passou essa pergunta de uma das leitoras do Elegante Sempre e achei maravilhoso compartilhar sobre o assunto aqui no nosso espaço para Bem Servir.

Recebi visita em casa esses dias e como o tema está fresquinho na minha cabeça, aproveitei para compartilhar logo. Minhas visitas, todas da minha família, encheram meu lar de alegria, carinho e amor. Foi um tempo muito feliz e com certeza elas me inspiraram a ser uma visitante que serve e que respeita a casa que eu vou ficar uns dias.

Minha tia, por exemplo, quis o tempo todo me ajudar e servir, e a forma mais especial que ela fez isso foi me fazendo companhia enquanto eu cozinhava. Contamos bons casos, rimos da vida, lembramos de histórias. Minha irmã mais velha encheu a casa com sua alegria e me incentivou a prosseguir tecendo elogios ao que eu preparava e à mesa que eu colocava. Está vendo como todos nós podemos servir aos nossos anfitriões?

Então, vamos às dicas:

Você não está em um hotel

Mesmo que seja as suas férias, mesmo que você se hospede na casa da sua melhor amiga ou da sua família, mesmo que a casa deles seja um palácio onde tudo foi disponibilizado para o seu conforto, você não está em um hotel. Por isso, respeite a privacidade da família (principalmente se ela não estiver de férias), seja grato pela hospedagem e tente mudar o menos possível a rotina da família.

Respeite os limites

A casa da gente é a caixinha onde guardamos a nossa intimidade. Se você foi convidado ou aceito como um hóspede é porque é uma pessoa querida. Mas não ultrapasse os limites. Não interfira na criação dos filhos, não entre em conversas da família, não saia abrindo armários, gavetas, portas…

Se disponha

Cada pessoa tem uma forma de administrar sua rotina doméstica. Umas contam com apoio de uma diarista ou empregada, outras não. Independente disso, se disponha para ajudar com alguma tarefa, também para comprar algo. Que tal lavar a louça? Tirar o lixo? Comprar um pão? E ajudar a montar a mesa? Fazer um suco? Picar algo para o jantar? Caso fique claro que a dona da casa não gosta, não quer ou não precisa (porque não gosta que mexam nas suas panelas, ajeitem sua cozinha ou simplesmente lavem a louça) respeite também.

Faça a parte que lhe cabe

Pelo menos coloque a sua louça na pia, arrume sua cama, coloque a toalha para secar e guarde sua roupa suja na sua mala em saco apropriado. Se for ficar muitos dias e precisar lavar peça antes e não coloque suas peças íntimas à mostra na frente do varal, muito menos no banheiro. (Falo por experiência. Já esqueci uma vez e é constrangedor. Se acontecer com você, desculpe-se com um sorriso amarelo e fique atenta para não acontecer de novo).

Não seja folgado

Não é porque você está na casa de alguém que ama servir e receber que você pode fazer o que quiser. Ao usar equipamentos eletrônicos deixe sempre no volume baixo; não deixe telefone tocar na hora de dormir, não coloque despertador alto antes do horário que a família que te recebeu acorda; não deixe luz acesa após sair do ambiente e nem a TV ligada quando não estiver assistindo. Essas são algumas formas de servir ao seu anfitrião.

Organize suas coisas

As pessoas que moram na casa não devem se preocupar com a sua bagunça, com suas coisas pelo caminho. Use o quarto e o armário que foi disponibilizado para você e deixe tudo organizado. Se for dormir na sala, principalmente, já que um ambiente comum do lar. Então, ao acordar, arrume logo sua cama e junte suas coisas.

Na hora de dormir

Não é porque você usa pijama de seda ou renda curtíssimo em casa que essa é a roupa de dormir ideal para levar para passar um tempo na casa dos outros. Por mais confortável que seu pijama seja, leve sempre um pijama adequado para ficar na casa de alguém e evite ficar desfilando com ele, a menos que precise ir ao banheiro.

Sirva com seu coração

Para ser uma boa visita devemos honrar nossos anfitriões. Leve um presente que tenha a ver com eles; se você faz um prato gostoso e que eles gostam (pergunte antes) se disponha para prepará-lo; se estiver em casa na hora de levar as crianças para o inglês ofereça ajuda; os donos passam o dia fora trabalhando e você vai ficar em casa, deixe a mesa posta e um café passado; e o mais importante, sirva com sua alegria, seu amor, cuidado, respeito, ouvidos, companhia, seu coração.
Enfim, que você seja uma visita que as pessoas sempre querem que volte, que fique mais tempo e que deixa saudade em quem fica.

Abraços visitados por amor!

Perfil_colaborador_Thalita

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).