Elegante sempre - Janaína Depiné

Cristão pode montar árvore de Natal?

Esta semana tenho recebido muito essa pergunta, por isso acho importante tocar no tema Natal. Como o cristão deve ou não comemorar?

Você não vai descobrir na Bíblia um mandamento: “não montarás árvore de Natal em casa”. Por isso, precisamos refletir a esse respeito para uma opinião bem segura.

Quem é contra a árvore de Natal argumenta que ela tem origem pagã, pois antes de Cristo praticamente todas as culturas e religiões pagãs usavam enfeites em árvores para celebrarem a fertilidade da natureza. Os romanos, por exemplo, adornavam as árvores em honra de Saturno, que era o seu deus da agricultura. Porém, a árvore de Natal tradicional tal qual a conhecemos (enfeitada, iluminada e na forma de um pinheiro) vem de uma tradição cristã.

Há ainda pessoas condenam a árvore de Natal porque dizem que é idolatria, mas nenhum crente em Jesus monta uma árvore de Natal em sua casa para louvar ídolos. Para um cristão maduro a árvore de Natal é o que é, apenas um símbolo natalino.

A tradição da árvore de Natal começou por volta do século XV ou XVI, mas só se popularizou na Europa a partir do Século XVIII. Há pesquisadores que dizem que Martinho Lutero pode ter sido o primeiro a fazer uma árvore de Natal em casa e usou velas para imitar a imagem de viu da árvore iluminada por estrelas, como mostra essa ilustração.


Hoje montar árvore de Natal é tradição entre católicos, protestantes e ortodoxos. E desde o inicio foi uma prática cristã de celebração do Natal que é o nascimento de Jesus.

Nascimento de Jesus

Nesse aspecto é verdade que não temos exatidão da data em que Jesus nasceu. Pelas informações bíblicas podemos deduzir que não foi no inverno já que os pastores que visitaram Jesus estavam cuidando das ovelhas à noite no campo e no inverno elas ficavam presas no estábulo.

Historiadores acreditam que possivelmente Jesus nasceu entre setembro e dezembro. Porém, devido a incerteza da data estipulou-se que seria comemorado o nascimento de Jesus em 25 de dezembro.

Assim como uma pessoa adulta que ainda não tem certidão de nascimento terá estipular uma data para seu aniversário, o mesmo fazemos com Jesus.

Alguns pesquisadores dizem que a data foi escolhida para substituir uma festa pagã ligada ao solstício de inverno (o dia mais curto do ano). Em vez de celebrar deuses pagãos, os cristãos eram convidados a lembrar de Jesus, que é a luz do mundo.

Montar árvore de Natal ou não?

Quando vamos celebrar o aniversário de alguém enfeitamos a casa para a festa. Nesse contexto, entendo que a árvore de Natal é um item decorativo para celebrar o nascimento de Jesus na terra. Aliás, quando Jesus entrou em Jerusalém, o povo decorou as ruas com folhas para celebrar sua vinda.

Sendo assim, por que não decorar a casa para celebrar a vida daquele que é o mais importante na vida de todo cristão e que nasceu para nos salvar?

Porém, a Bíblia não ordena que cristãos celebrem o Natal e também não proíbe. Temos liberdade para comemorar ou não o Natal, como orientou o apóstolo Paulo:

“Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.”Romanos 15:5

“Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova.” Romanos 14:22

Orientações para a celebração de Natal

Cristãos podem celebrar o Natal, mas não devem cair no materialismo. Em vez de centrar a data em presentes, devem usá-la para exaltar a Cristo.

Jesus deve ser o alvo da nossa atenção e não podemos aceitar que Papai Noel seja o centro dessa festa.

Aliás, o Papai Noel é uma figura baseada num homem real, chamado Nicolau, que viveu no século IV d.C. Ela era um cristão rico e muito generoso para os pobres e gostava de presentear as crianças no Natal. Sua história foi crescendo, misturando-se a várias lendas até virar o Papai Noel que conhecemos hoje.

Crianças cristãs podem ou não acreditar em Papai Noel. Esta é uma decisão dos pais que devem cuidar para que ela seja usada para ensinar sobre generosidade, estimulando a imaginação, mas não tirar a atenção de Jesus e nem promover o materialismo.

E você? Monta árvore de Natal. Eu monto e amo ver minha casa enfeitada para celebrar a vida do nosso amado Jesus.

Aguarde...

Cadastre-se

Fique por dentro das novidades do blog!