Elegante sempre - Janaína Depiné

Etiqueta da carona

Um dos grandes entraves para a popularização da cultura da carona no Brasil ainda é a segurança. Porém, nem toda carona é perigosa, especialmente quando envolve amigos, colegas e vizinhos. Por isso, vamos às dicas para uma carona elegante e segura?

1.Não dê carona a desconhecidos

Hoje existem vários aplicativos de carona que oferecem sistemas de alertas, mapas, perfis dos caroneiros para garantir maior segurança. Algumas dessas ferramentas permitem ainda que você escolha quem terá acesso à carona que você está oferecendo: só seus amigos, amigos ou amigos dos amigos.

Não use grupos de Facebook ou WhatsApp para oferecer ou pedir carona. Se aprendermos desde pequenos a não conversar com estranhos, muito menos andar de carro com estranhos , certo?

2. Caroneiro deve ser disciplinado

Quem pega carona, especialmente para ir ao trabalho ou faculdade, não pode em hipótese alguma se atrasar. Se ocorrer uma emergência e você tiver que ser atrasar ligue para avisar com antecedência e se disponha a perder a carona naquele dia.

Outro dia uma leitora enfrentou um problema assim. A carona dela sempre se atrasa e isso faz com que ela chegue atrasada no trabalho. O que eu sugeri que ela fizesse: “Diga que tem se atrasado e que vai precisar rever a carona, pois precisa sair antes. Se ela quiser ainda ir com você, marque um novo horário mais cedo. Se ela quiser se adaptar ok, caso contrário ela está fora. E o melhor: a decisão será dela.

3. Respeite o espaço alheio

Quem pega carona não pode mexer no som do carro ou na intensidade do ar condicionado, mas pode pedir autorização para isso. Jamais coma, beba ou fume dentro do carro.

4. Divida os custos

 

Antes de começar a carona combine o rateio dos custos. O ideal é que os motoristas e passageiros dividam somente os custos do combustível e custos fixos, como estacionamento. Acertem como será feito o rateio ( por semana, quinzena ou mês) e cumpra o combinado para evitar desentendimentos futuros.

5. Evite temas polêmicos

Numa carona não dá para ficar irritado com o assunto e sair de perto. Portanto, evite os famosos temas polêmicos como religião, política, sexo e futebol (exceto se torcerem para o mesmo time ou forem da mesma igreja..rs).

6.Avise sobre férias

Com bastante antecedência informe seu companheiro de carona se vai precisar se ausentar ou sair de férias. Isso impacta para ambos e é uma informação relevante.

7.Tenha informações extras

Ainda que seja um colega ou amigo, guarde informações adicionais sobre seu carona como: plano de saúde, telefone de familiares e do namorado(a)/esposo(a) etc. Nunca se sabe se alguém vai passar mal ao seu lado. Com esses dados você poderá tomar providencias.

Aguarde...

Cadastre-se

Fique por dentro das novidades do blog!