Elegante sempre - Janaína Depiné

Etiqueta no Home Office

O Home Office tem muitos benefícios, mas exige disciplina e boa conduta. Afinal, o que é o sonho de muitas pessoas, ficar livre do trânsito e conciliar melhor a vida pessoal, pode virar um pesadelo se não for bem administrado.

Sei bem disso, porque trabalho nesse modelo muitas vezes por semana. Apesar de ter um escritório fixo (do Grupo Luz) onde atuo com meu esposo, acabo trabalhando metade da semana no escritório que montei em casa. A intenção é estar mais perto dos filhos e poder conciliar a vida pessoal com a profissional. Portanto, sei na pele como é importante adotar algumas regras que hoje compartilho com você.

1.Tenha um espaço adequado

Eu transformei o quarto de hóspedes no meu Home Office. Tenho armários, gavetas e espaço suficiente para ter tudo o que um escritório tem. Além disso, mantenho à mão tudo o que preciso, além de itens básicos como: telefone, impressora, internet e notebook.

Na hora de montar o seu espaço escolha o local mais tranquilo da casa e, claro, que tenha porta. Sempre que tenho reunião por Skype logo aviso: “Tenho uma reunião agora. Vou fechar a porta”. Todos da casa já estão tão acostumados que se precisam falar comigo e estou com alguém na linha ou em conferência, escrevem bilhetinhos ou fazem gestos.

Ah, se possível adote o celular como telefone oficial. Assim você evita que uma criança, por exemplo, atenda sua ligação…rs

2- Estabeleça uma rotina

Ter uma rotina é muito importante para a produtividade. Não é porque seu escritório é em casa que você vai trabalhar de pijama. Eu sempre me arrumo, coloco roupa, sapato e faço maquiagem. Afinal, não é porque em muitos dias trabalho em casa que não saio toda hora também ou tenho reuniões fora.

Estabeleço horários para tudo, incluindo intervalo de almoço e lanche. E quando termina o expediente encerro as atividades. Uso a mesma dinâmica de quando estou no escritório oficial.

Apesar de muita gente pensar que quando trabalhar de casa vai trabalhar menos, ocorre o contrário se você não estabelecer horários. Claro, que nas emergências a gente faz hora extra, mas deve ser a exceção e não a regra.

3- Use a tecnologia

Além do trabalho remoto, outro ponto importante é fazer suas reuniões remotamente, via skype ou Facetime ( prefiro o primeiro). Faço isso com o Brasil inteiro e posso garantir que adianta muito o dia. Além disso, podemos compartilhar tela e controle do mouse com uma assistência técnica ou até mesmo uma consultoria.

4- Aproveite o tempo economizado

Com o Home Office é possível aproveitar o tempo para produzir mais e com mais qualidade. Aproveite as horas livres que você vai economizar com deslocamento para investir em atividade física, um hobby ou um curso novo. Eu hoje invisto mais na minha atividade física, aprendi a costurar e faço cursos de capacitação ministerial. Acredito que isso não seria viável se trabalhasse todos os dias em horário comercial e dentro do escritório convencional.

Outra dica é agendar suas reuniões em cafeterias, por exemplo. Eu aproveito para arejar a cabeça, tomar um bom café e ainda falar de trabalho. Para mim e para a Thalita Daher, que também escreve aqui, já é sagrado…rs

 

Sem dúvida p trabalho remoto é uma tendência no mercado de trabalho. Eu tenho duas pessoas que coloboram comigo e já trabalham nesse formato. Acho mais saudável, especialmente para as mulheres que se cobram muito quando ficam muito ausentes da casa. Se você ainda não faz parte desse grupo é bom já ir se acostumando com esse novo jeito de trabalhar.

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