Elegante sempre - Janaína Depiné

Quando devemos chamar alguém por “senhora”

Se o correto é usar o pronome “senhora”, como podemos lidar com pessoas que reagem de forma agressiva? Qual seria a idade certa para chamar alguém de senhora? Essa era a dúvida de várias leitoras. O que respondi a elas você confere agora.

“Uma vez uma colega na minha sala se referiu, educadamente, à professora como “senhora”
E ela ficou muito irritada dizendo “senhora tá no céu “.”

“Acompanhei uma mãe de uma amiga ( aprox. 40 anos) ao shopping que , quando uma moça que lá trabalhava a chamou de ” senhora”, ela respondeu de forma muito grosseira e no final, bem brava , disse ” senhora é você!””.

Esses são alguns dos vários relatos que recebi de leitoras que buscam ser elegantes em todos os sentidos, mas também se deparam com esse tipo de comportamento.

A verdade é que muitas mulheres que levam esse pronome de tratamento como uma ofensa tão grande que, ao chamá-las de ” senhora”, em vez de se sentirem honradas devolvem com respostas sarcásticas ou grosseiras. Então, veja como lidar com essas situações.

Quando usar “Senhora”

No Brasil, Senhora é o pronome de tratamento formal para mulheres casadas ou mais velhas. Uma jovem de 19 anos, casada, deverá ser tratada por senhora.

Já as solteiras devem ser tratadas por senhorita.

Não nos dirigimos a uma pessoa mais velha, que não se conheça, utilizando “você”. Como também não se fala com uma criança com o pronome “senhora”.

Usamos “você” apenas quando já temos relativa liberdade para trocar o senhora ou senhorita por esse pronome mais informal de tratamento.

Não ligue

É triste ver como a mudança de fases da vida perturbam tanto algumas mulheres! O termo senhora é elegante, formal e correto. Entretanto, algumas mulheres não gostam porque não lidam bem com a idade e o envelhecimento.

Se a pessoa corrigir você dizendo “Não me chama de Senhora”, “Senhora está no céu”, basta dizer: “Me desculpe, tenho o hábito de falar senhora com qualquer mulher por respeito”. A partir daí chame-a pelo nome ou você.

Como me casei aos 22 anos de idade, estranhei começar a ser chamada de Senhora tão jovem, mas confesso que até gostava. Achava chique e me sentia mais madura. Hoje, chegando aos 42, eu não só gosto como me sinto respeitada ao ser tratada por Senhora. Claro, que amigas e conhecidas me chamam por você, mas no mais, aprecio e você? Se incomoda com esse pronome de tratamento ou não?

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).