Elegante sempre - Janaína Depiné

Selfie sexy é deselegante?

A onda do selfie parece não ter fim. De tempos em tempos surge um novo estilo de selfie, mas se tem uma que causa polêmica é a selfie sexy. Uma forma de garantir likes sem fim, mas será que é elegante fazer isso?

Eu já tratei de selfie em vários posts ( leia aqui ou aqui), mas uma leitora me enviou um e-mail incomodada. Ela queria saber se uma mãe fazer uma selfie sexy é mico ou não. Claro, que o assunto não vai ficar sem resposta.

Você já deve ter visto diversas celebridades que chamam a atenção nas redes sociais por aderirem aos autorretratos ultrasensuais. São pessoas que vivem da imagem, a maior parte subcelebridades, e que – portanto – precisam chamar a atenção a qualquer preço. Kim Kardashian, representante máxima desse “movimento” lançou até um livro de fotos, claro, sobre o assunto.

Independente de uma pessoa ser mãe ou pai, exibir o seu corpo revela muito mais do que uma imagem, mas uma necessidade ou mesmo personalidade. Pode ser uma demonstração de carência, de autoafirmação ou aceitação. Ou seja, por mais sexy e segura que a foto possa mostrar, talvez seja exatamente assim que a pessoa NÃO se sinta.

ESTUDOS SOBRE A SELFIE SEXY

Estudos recentes comprovam isso. Um deles foi feito por psicólogos da Universidade Estatal de Oregon, nos EUA. Por incrível que pareça, os pesquisadores descobriram que as mulheres que postam selfies em poses sexys, são vistas como menos atraentes fisicamente e menos competentes no trabalho. Veja bem, não quer dizer que elas sejam assim, mas é o que demonstram ser.

Para descobrir isso os estudiosos criaram dois perfis para uma mesma personagem fictícia de 20 anos. Em ambas as contas os gostos eram os mesmos, porém a mudança eram apenas as fotos. Numa conta a garota se exibia em selfies sensuais, na outra apenas selfies comuns. Os voluntários responderam a várias respostas sobre os dois perfis e a conclusão foi que há muita pressão nas jovens mulheres para se mostrarem sexys, mas partilhar essas fotos reveladoras tem maiores consequências negativas que positivas.

Se você não está convencida(o) de que é um grande erro postar selfie sexy, veja o que diz esse outro estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda. Chamado “Het fotograferen van ontbering en eenzaamheid”(Fotografando a carência e a solidão) ele afirma que os selfies são uma fuga da realidade que é tomada pelo abandono e pela insegurança.

Foram avaliadas 800 pessoas que postam muitos selfies e cerca de 83% delas não possuem uma vida sexual satisfatória e enquanto a média de postagem de fotos era de 45 por mês, a de relações sexuais é de apenas 2 no mesmo período de tempo. Uia!

SELFIE ELEGANTE

Os resultados dessas pesquisas sugerem que as selfies ideais são aquelas que não ressaltam seu corpo, mas aquelas que mostram mais a sua identidade, o que você faz no mundo, incluindo sua profissão, seus gostos, esportes, hobbies etc.

Portanto, se você quer ser elegante, evite selfies:

• Na cama em poses provocativas
• Mostrando decotes e fendas
• Com pouca roupa
• De roupa de banho
• Realçando suas formas físicas seja na roupa de academia ou lingerie.

Eu confesso que vez ou outra gosto de fazer uma selfie, especialmente quando estou com uma maquiagem bonita, mas sexy nem pensar! Intimidade, como nome já diz, é para os íntimos! E, você, o que pensa sobre o assunto?

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).