Elegante sempre - Janaína Depiné

15 dicas de etiqueta no elevador

Engana-se quem pensa que é só uma questão de botões e andares. Entrar num elevador com elegância requer maestria.
Num ambiente tão pequeno algumas atitudes mostram se você é ou não uma pessoa educada. Para facilitar preparei 15 dicas simples.Confira:


1)O velho papo de elevador – Ao entrar seja cordial e utilize saudações formais. Se já estiver lá dentro e chegarem outras pessoas pergunte o andar para onde vão e aperte o botão para elas. O assunto dentro de elevador não precisa ser sempre o tempo, aproveite para conhecer um pouco mais os vizinhos. Já se você está num prédio comercial, apenas cumprimente. Não há necessidade de puxar assunto com todo mundo.

2) Ordem no elevador – Assim como em qualquer lugar, nos elevadores devemos respeitar a fila e as regras. Aguarde a chegada com calma. Entram primeiros as pessoas que já estavam aguardando antes de você. Claro que idosos devem receber prioridade na entrada e na saída. Por fim, lembre-se: apertar os botões infinitamente não o fará chegar mais rápido.

3)Dentro do limite – Não ultrapasse o número máximo de pessoas. Se o elevador estiver lotado, espere o próximo. Dê seu lugar para idosos, pessoas com crianças de colo ou gestantes.

4)Um de cada vez – Sempre espere as pessoas saírem para depois entrar. Sua pressa não vai adiantar em nada. Se você for ficar noutro andar depois dos demais, desça para facilitar a passagem e depois volte para seguir viagem.

5)Crianças ensinadas – Antigamente as crianças tocavam a campainha e saíam correndo. Hoje apertam os botões de todos os andares e deixam o elevador passeando solitário. Ensine os pequenos (e porque não os mais crescidinhos) que essa brincadeira não é nada segura. Apertar todos os botões pode travar o sistema. Já pular dentro do dele em movimento pode causar o acionamento indevido do freio de segurança e fazer com que o equipamento sofra uma parada brusca. Lembre que os elevadores têm câmeras e se flagrado ele será penalizado pela atitude. Conscientize também sobre a importância de se preocupar com o bem estar do outro. Quem quer ficar esperando um elevador vagando a esmo? Ou ficar preso dentro de uma cabine aguardando o resgate? Faça seu filho se imaginar no lugar da pessoa prejudicada para evitar constrangimentos e danos maiores.

6)Idade mínima– Crianças com idade inferior a 10 anos devem evitar andar sozinhas no elevador porque numa situação de emergência podem não saber como pedir socorro. Aproveite e preventivamente dê uma aula aos seus filhos como agir num caso assim.

7)Cuidado com a coletividade – Nunca segure a porta para bater-papo. Lembre-se que o elevador tem utilidade coletiva, portanto você não tem privilégio nenhum sobre ele. Se estiver falando no celular, desligue antes de entrar. Se estiver conversando com alguém, diminua o tom de voz ou interrompa a conversa. Nem pense em usar palavrões. Lembre-se que ninguém é obrigado a participar do assunto alheio.

8)Contatos de 1º grau – Não fique muito próximo das outras pessoas, nem encare-as. Isso pode ser realmente muito constrangedor em qualquer lugar, ainda mais num ambiente que não dá para fugir.

9)Cheiros e fedores – Nada pior do que quem contamina o elevador com flatulência ou excesso de perfume. Por isso, sempre maneire na dose do perfume. Já os outros odores podem aguardar sua chegada em casa ou no banheiro mais próximo.

10)Pense na limpeza – Os moradores são responsáveis por cuidar da limpeza e conservação dos elevadores. Não cole nada, nem rabisque as paredes. Não se alimente dentro da cabine também.

11)Proibido cenas fortes – Guarde seus carinhos e beijos apaixonados para ambientes reservados e evite constranger outras pessoas. Isso também vale para quando o casal está à sós no elevador, afinal a maioria tem câmera. Pelo mesmo motivo, evite limpar os dentes e tirar espinhas. Uma ajeitada na roupa ou no cabelo está liberada.

12)De olho nas diferenças – Se entrar um portador de necessidades especiais sem acompanhante, pergunte se ele precisa de ajuda. Ao notar a dificuldade de acesso, auxilie prontamente e leve-o até o andar desejado.

13)Meu amigo cão – Cada condomínio tem suas regras próprias sobre o transporte de cães em elevadores, mas geralmente eles devem circular pelo de serviço, sempre de coleira. Podem ir no colo ( quando de pequeno porte) ou sempre bem rente ao dono para não incomodar outras pessoas. Aliás, algumas pessoas não gostam da presença de animais, por isso ao se deparar com alguém no elevador pergunte se a pessoa se incomoda com o seu bichano. Em caso afirmativo, espere o próximo.

14)Clube ou apê? – Para edifícios com piscina, nem pense em circular pelo elevador em trajes de banho. Coloque uma roupa por cima, como uma saída de praia, e use sempre o de serviço.

15)Malas e outras tralhas – Compras de supermercado, malas e outras carregamentos e descarregamentos devem preferencialmente serem feitos no elevador de serviço.

Você já segue alguma dessas dicas? Tem alguma situação constrangedora que já passou no elevador? Conte para mim!

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).