Elegante sempre - Janaína Depiné

Você age como uma menina?

Como é fazer algo “como uma menina“? Já parou para pensar nisso? A marca Always, sim. E o resultado é espantoso.  Confira minha análise dessa campanha que vai mexer com você.

Durante décadas a mulher buscou ser vista pela sociedade. Sim, éramos cidadãs anônimas. No Brasil, até o século XX não podíamos estudar e sequer aprender a ler. Somente nas escolas administradas pela igreja era possível conhecer apenas técnicas manuais e domésticas.

Ao longo dos anos e das revoluções em todo o mundo as reivindicações femininas passam a ganhar atenção. O crescente desenvolvimento capitalista, as guerras e a indústria mecanizada impeliram as mulheres à participação direta na produção e ascensão social. Esse movimento possibilitou a mulher provar que não era tão frágil como parecia e que não existe diferença de gênero na capacidade intelectual.

Porém, por incrível que pareça, ainda existe uma imagem caricaturada da mulher. Frágil, fresca e fútil. É assim que muitas de nós somos vistas. Prova disso é o recente vídeo da marca de absorventes Always.

Durante “testes de elenco”, jovens são convidados a encenar atividades “como uma menina faria”: correr, lutar, jogar…O resultado é uma amostra do esteriótipo que ainda existe sobre as mulheres.

#likeagirl

 

O fato é que mesmo na Bíblia não encontramos nada que torne a mulher caricaturada. Neste livro sagrado somos retratadas nas mais diversas atividades. São histórias de mulheres responsáveis por grandes feitos que mudaram o curso da história. A mulher exemplar, citada em Provérbios 31, é alguém que desempenha múltiplas funções e a todas as outras supera justamente pela vontade que coloca em tudo o que faz.

Portanto, precisamos ensinar as novas gerações que fazer algo “como uma menina” é fazer algo com excelência, como a mulher de Provérbios 31. E é justamente o que o vídeo mostra ao final. Quando meninas mais novas são convidadas a interpretar as mesmas descrições de cenas. E elas o fazem com muita garra! Uma garotinha questionada sobre como era ‘correr como uma menina’ tem uma resposta na ponta da língua: “correr o mais rápido que eu puder”.

#likeagirl

A intenção da campanha Always “como uma menina” ou #likeagirl ( original em inglês) é mostrar que essa expressão não pode ser uma forma de diminuir alguém, mas deve significar as coisas incríveis que uma garota é capaz de fazer.

Uma linda campanha que mostra como devemos mudar nossa forma de falar para valorizar nós, mulheres, como merecemos de fato. Confira ( o comercial é em inglês e só achei legendado em espanhol):

Bom, e já que o tema é a valorização das mulheres, não posso deixar de postar um dos vídeos cristãos mais legais desse ano. “Quem você é”, uma visão sobre as mulheres.

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).