Elegante sempre - Janaína Depiné

12 regras de etiqueta moderna

Os antigos manuais de etiqueta da civilização ocidental ensinavam cavaleiros e nobres como agir na corte do rei, daí a origem das palavras “cortês” e “cortesia”, ma os tempos são outros e algumas regras dos velhos manuais não são mais aplicáveis. O que será, então, que sobreviveu ou surgiu ao longo dos anos? Vem ver!

Abrir a porta do carro para uma mulher entrar? Na rua isso pode ser bem perigoso, mas na porta de um hotel ou restaurante ainda dá, mas é fato que as convenções estão mudando rapidamente.

Então, eis 12 regras para ajudar você ser elegante nas mais variadas situações do dia a dia , seja num almoço de trabalho, numa festa de aniversário ou mesmo no relacionamento com colegas.

1. O RSVP fica

O famoso “Répondez S’il Vous Plaît” (RSVP), expressão francesa que significa “Responda por favor”, ainda não caiu! Se você não pode participar de um evento que foi convidado formalmente, por favor, informe com antecedência. Os organizadores do evento precisam se programar. Afinal, é um prejuízo, desprestígio e desperdício fazer uma festa para 100 pessoas e irem dez.

2. Você não usa um megafone

Só porque você não consegue ouvir a outra pessoa do lado da linha, não significa que todas as outras do ambiente precisam ouvir sua conversa no viva-voz ou em voz altíssima. Vá para um local reservado e tente se comunicar em tom de voz ameno. Deve funcionar. Caso contrário, consulte um otorrino.

3. Desligue o celular à mesa

Se você não é pediatra, nem obstetra e não tem nenhum parente hospitalizado nas últimas, pode bem desligar o celular ou deixar no silencioso durante um jantar ou almoço. É irritante deixar o outro olhando para o teto enquanto você resolve assuntos paralelos.

4. Você não precisa ser instantâneo

Não é necessário responder imediatamente a cada e-mail ou mensagem. Se estiver com outra pessoa mantenha os olhos nela e depois, sozinho, verifique suas mensagens. Caso contrário, os distantes aproveitarão sua presença e os presentes estarão à distância.

5. Cuidado com o fone

Não use fones de ouvido quando estiver com outras pessoas. Já se for ouvir mensagens de áudio ou música no streaming, por favor, use os fones. E ainda: Só porque você está usando fones de ouvido não significa que você consegue se desligar de cortesias sociais. Por exemplo, se você acidentalmente esbarrar em alguém, peça desculpas.

6. Saiba o que vai pedir

Se você for avaliar o cardápio no caixa enquanto uma fila gigante o aguarda, a única coisa que você vai conseguir é despertar a ira do funcionário e de todo mundo atrás de você.

7. Reclame menos

Deixe as discussões e reclamações pessoais e polêmicas longe das redes sociais. Quem gosta de escândalo é revista de fofoca e de reclamação é o Procon.

8. A vida não é um reality show

Modere na utilização de câmeras. Curta o seu tempo com os colegas, amigos e familiares no presente e, se achar que deve, guarde uma lembrança para o futuro. Não é preciso gravar tudo para se expor inutilmente para um público que sequer esteve com você.

9. Não visite de mãos vazias

Já comentei sobre isso no meu SnapChat ( Segue lá: janaina.depine): Nunca vá a casa dos outros de mãos vazias. Ainda que a pessoa tenha dito que “imagina, não precisa levar nada”, ela fez isso por educação. Leve sim um presentinho, uma sobremesa ou uma planta, por exemplo.

10. Comidas especiais

Se você tem necessidades alimentares muito específicas, não complique a vida de todo mundo. Não é porque você é intolerante à lactose que todo mundo vai ter em casa iogurte zero lac. Já o anfitrião deve se perguntar antes ( se não souber) para ao menos ter algo no cardápio que seja aceitável para o outro.

11. Arrumou, limpe

Se os seus filhos são convidados para brincar na casa de um amigo, eles (e você) também devem se sentir convidados também a ajudar a guardar tudo na hora de ir embora.

12. Convidado não banca festa

Quando eu cheguei a Belo Horizonte tomei um susto com o tanto de “convite” assim que recebi. Gente, não diga: “Eu vou dar uma festa (comemorar meu aniversário). Traga sua própria comida e bebida ou cada um paga a sua conta”. Nesse caso você não está dando uma festa, seus amigos estão dando a festa para você…Dããã.

 

Enfim, em comum todas essas regrinhas de boa convivência prezam pelos sentimentos dos outros em primeiro lugar, pois conviver bem é uma arte onde não é tudo sobre você. Combinado?

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).