Elegante sempre - Janaína Depiné

6 situações estressantes de fim de ano resolvidas

Viagem de férias, comprar presentes, organizar as festas…Ufa! Final de ano pode ser bem estressante. Para manter a paz e harmonia no final do ano veja as sete dicas que separei para você.

1.O número de presentes é grande demais para seu bolso

Em vez de lotar parentes, filhos e amigos de presentes e acabar se endividando, a melhor opção é fazer uma lista e sair às compras com tudo bem definido. Se optar por lembrancinhas para os parentes, evite fazer distinção. Minha dica é caprichar no presente das crianças e só dar um mimo para o restante da família. Amigos podem receber um quitute ou algo artesanal feito por você.

2.O clima de estresse contaminou a vida à dois

Tantos compromissos podem fazer as irritações diárias da vida à dois sairem dos limites. Não caia nessa. Lembre-se que as tensões provavelmente estão rodando num nível mais elevado do que o habitual. Portanto, releve as pequenas coisas, como ele ter jogado as meias no meio da sala minutos antes das visitas chegarem…rs. E não discuta jamais na frente dos convidados. Assuntos privados são tratados sempre à dois, sem plateia

3.Você pretende viajar e não estará com os parentes nas festas

Dê a notícia com a técnica de sanduíche: algo positivo em cada extremidade, com a parte mais difícil no meio. O segredo é terminar com uma afirmação otimista quase como uma alternativa: “Estamos planejando uma viagem no feriado de fim de ano para podermos descansar mais, mas queremos voltar para o Ano Novo para celebrarmos juntos.” E se a notícia ainda não for bem digerida entenda que estabelecer limites e dizer não a seus pais faz parte de ser um adulto.

4.Seu filho adolescente quer curtir com amigos em vez da família

Se você está tem filhos na adolescência ou juventude comece a maratona de negociações . Nessa fase é natural que os jovens queiram estar com amigos. Em vez de se ressentir, planeje as festividades. Deixe claro o que inegociável e o que pode ser flexibilizado. Uma boa ideia é deixar que seu filho traga um(a) amigo(a) ou mais para participar das festividades.

5.Seus parentes vêm passar vários dias. Mas quando vão embora?

Esse é aquele caso que não dá para ser supersincera, mas você pode dizer a verdade com amor. Algo como: “Estamos tão animados que vocês estão vindo. Já pensaram em qual semana? É que estou planejando uma programação com as crianças e não queremos que conflite com a vinda de vocês.” Seja breve. Quanto mais enfeitada a explicação menos verídica parece.

6.Você é religioso, mas sua família nem tanto

Escolha suas batalhas. Não se obriga ninguém a participar de suas tradições, mas você pode convidá-las. Já na hora da ceia de Natal, se a casa não for sua, peça antes ( e em reservado) se pode fazer uma oração. Já se a casa for sua, você dita as regras.

Se você quiser saber mais sobre dicas de etiqueta para fim de ano, leia aqui  sobre presentes de Natal e amigo oculto ou aqui sobre comportamento nas festas.
E se tiver alguma dúvida, envie para mim: contato@elegantesempre.com.br

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).