Elegante sempre - Janaína Depiné

7 erros que devemos evitar

Quando vemos alguém se machucando ou quando nos ferimos, a primeira coisa que dizemos é “ai”. Uma expressão para traduzir dor e sofrimento. Isaías, um grande profeta de Deus e tão conhecido por fazer uma referência da vinda de Jesus mais de 500 anos antes disso ocorrer, também apresenta palavras de advertência aos que se esquecem da justiça de Deus. No capítulo 5 ele traz uma lista do que chamamos de “Ais”.


São situações que revelam causa e consequência. Ai de você se fizer isso, pois colherá aquilo. A lei da semeadura na prática. Entender essas advertências nos dá uma convicção do que desagrada a Deus profundamente e, portanto, devemos evitar de todo o nosso coração.

1)Ganância

O primeiro alerta é sobre pessoas que estão cheias de propriedades e vão adquirindo mais e mais. Evidente que a Bíblia não condena o adquirir bens, mas sim agir de forma egoísta e nunca estando satisfeito. A palavra promete aos gananciosos pouca produção e casas belas e grandes, porém sem moradores. Trata aqui da vida vazia e sem frutos de quem só vive pelo dinheiro.

2)Embriaguez

Há uma sentença muito clara para quem se embebeda: exílio, fome e sede. Nos dias de hoje vemos muitas famílias destruídas pelo álcool e outras drogas. O resultado é muitas vezes uma pessoa excluída do próprio lar e deixada à própria sorte.

3)Pecado e iniquidade

Quando o pecado se torna algo totalmente natural em nossas vidas e achamos que não há nenhum mal nele, naturalmente nosso coração se afasta de Deus. “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23

4)Manipulação

Pessoas cujos lábios mentirosos tratam o mal como se fosse o bem, manipulam a verdade de acordo com seu interesse estão longe da verdade. Sabemos que Deus abomina a mentira e não suporta a presença dos mentirosos. O inimigo de Deus, aliás, é descrito na Bíblia como o pai da mentira. “O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade” Provérbios 12:22

5)Arrogância

Aqueles que se julgam mais inteligentes e melhores do que os outros. Sabemos que Deus abate o soberbo, porém dá graça ao humilde. “Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal.” Salmos 5:5

6)Corrupção

Isaías traz uma clara condenação aos que aceitam suborno ou praticam injustiça. A corrupção é uma desonra a Deus, pois é totalmente egoísta e contraria as leis da bíblia.

7)Ego

Quando Isaías vê Deus ele tem um choque de realidade. Ele se reconhece um homem de lábios impuros que viu ao Rei dos Exércitos. Como ele, o primeiro passo para o agir de Deus em nossa vida é reconhecer, com humildade, nossas fraquezas e pecados. Foi assim com o profeta. Imediatamente após se assumir um homem impuro, os pecados dele são perdoados e o Senhor o chama para sua obra.

 

Há uma canção muito profunda da dupla “Os Arrais” onde uma frase me chamou a atenção desde a primeira vez que a ouvi. “Que mais há hoje é graça sem juízo, que traga amor e paz sem compromisso”. Infelizmente, essa é uma grande verdade.

 

Hoje vemos mais pessoas que querem a graça de Deus, mas se esquecem de que o mesmo Deus rico em compaixão e misericórdia é também perfeito em justiça. Existem promessas na Bíblia para nós, mas eles precedem a obediência. Quando buscar a graça, lembre-se antes do juízo: “A ira dele não se desviou, a mão dele continua erguida”, Isaías 5:25.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).