Elegante sempre - Janaína Depiné

7 lições para a Páscoa

Você já deve ter lido muitos textos sobre a Páscoa, inclusive aqui, mas hoje quero convidar a uma reflexão um pouco diferente. Você já parou para pensar que a primeira pessoa que viu Jesus ressuscitado foi uma mulher e não um dos apóstolos? Já se perguntou por quê? A resposta traz lições importantes que apresento agora. 

“Ao amanhecer o primeiro dia da semana, estando ainda meio escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro e viu que a pedra que fechava a entrada havia sido removida(…)Maria continuava do lado de fora do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se, para olhar dentro do sepulcro, e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Então os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela lhes respondeu: “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram.” Assim que disse isso, olhou para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Ele. E Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que estás chorando? A quem procuras?” Maria, imaginando que fosse o jardineiro, rogou-lhe: “Se tu o tiraste daqui, dize-me onde o colocaste, e eu o levarei.” Então Jesus a chamou: “Mariâm!” Ela, voltando-se, exclamou também em aramaico: “Rabôni!”  João 20:1-18

Impossível não se comover com a reação de Maria Madalena. Ela acompanhou incessantemente Jesus em seu ministério, julgamento, crucifixão, sepultamento e ressurreição.

O resultado de tamanha devoção foi o privilégio de ser a primeira a vê-lo após vencer a morte. Jesus conversou com ela e a confortou antes de aparecer para qualquer outra pessoa.
O que aprendemos com isso são 7 dicas valiosas:

1)Lealdade

Páscoa_lealdade

Ao contrário dos discípulos que abandoaram Jesus na crucificação, Maria Madalena (junto com outras mulheres) se mantém leal acompanhando-o em todo o duro caminho.

Na sua relação com sua família, amigos e com o próprio Cristo você é leal? Ou ao primeiro problema desiste? Você luta pelas pessoas ou se cansa rapidamente?

 

2)Serviço

Serviço_Páscoa
No Evangelho de Mateus vemos que Maria Madalena não o seguiu no caminho da cruz por mera curiosidade, mas com uma intenção muito clara: servi-lo. “Muitas mulheres estavam ali, observando de longe. Elas haviam seguido Jesus desde a Galileia, para o servir. Entre elas estavam Maria Madalena; Maria, mãe de Tiago e de José; e a mãe dos filhos de Zebedeu.” (Mateus 27)

Como você tem servido? Como se fosse um peso ou um privilégio? Somos desafiados a servir com amor em qualquer circunstância como se o que fizéssemos fosse para Deus e não para os homens.

3)Sensibilidade

Páscoa_sensibilidade
Ao chorar Maria Madalena revela uma característica que não devemos jamais abandonar: ter a coragem de expor nossas emoções com sensibilidade. Isso nos permite agir sem estar na defensiva, ser um termômetro do clima em família, externar nossas dores e estar atento à voz do Espírito Santo.
Você expõe seus sentimentos? Mostra suas fragilidades e necessidades às pessoas mais próximas e a Deus? Se não tirarmos as barreiras do nosso coração não é possível que o Espírito Santo nos trate e use plenamente.

4)Sinceridade

00000000
O primeiro a perguntar para Maria Madalena “porque choras?” foi um dos dois anjos que estavam no túmulo de Jesus. A reação dela foi abrir seu coração, pois pensou que o corpo do Mestre tinha sido roubado da sepultura e já não se lembrava da promessa da ressurreição.
Você consegue ser sincera nas suas relações? Ou guarda rancores e mágoas por muito tempo sem dar ao outro ao menos a chance de resolver a questão com você? Dizer o que pensamos ou sentimos, com palavras brandas, permite que muitos relacionamentos sejam curados.

5)Perseverança

0_tumulo
Mesmo sem entender a dimensão da ressurreição ela manteve-se em busca de seu Mestre. Ficou na porta do túmulo. Não desistiu, não desanimou, mas perseverou.

Ainda que você não entenda certas situações se mantém perseverante? Seja num propósito de mudança de hábito ou de vida você segue firme quando nem tudo parece dar certo? Somos chamados para sermos sempre perseverantes.

6)Reconhecimento

páscoa
A segunda figura a perguntar para Maria Madalena “por que choras?” foi o próprio Jesus, mas triste e , provavelmente com os olhos inchados de tanto chorar, ela pensa que fala com o jardineiro (v.15). Ah, mas o bom pastor conhece suas ovelhas e, assim, ele a chama pelo nome.

Imediatamente como a ovelha também reconhece a voz do seu pastor, ela se vira e o trata como de costume: Raboni! ( que significa Mestre).

Você reconhece as pessoas que lhe são importantes? Pratica a gratidão? Esforça-se em conhecer a voz de Jesus? Só é possível fazer isso lendo e meditando sobre a sua Palavra.

7)Alegria
páscoa_alegria

Assim que percebe que viu o Senhor a alegria tomou conta do coração de Maria Madalena. Não havia mais choro, agora ela tinha uma missão específica: ser a portadora da boa notícia para os demais discípulos. A notícia que iria mudar a história da humanidade e selar de vez o Cristianismo.

Temos muitas promessas de que nosso choro será transformado em alegria e devemos nos lembrar disso nos dias ruins. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” ( Salmos 30:5)

 

Que nessa Páscoa você, que chora, seja consolado e alegrado pelas atitudes como a de Maria Madalena que fizeram com que ela fosse animada, reconhecida, enviada e tivesse toda sua tristeza trocada por alegria. Feliz Páscoa!

16.03.27_Páscoa

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).