Elegante sempre - Janaína Depiné

A importância da meiguice

Você já deve estar acostumada com gente rude, dura nas palavras, grosseira, que tem uma resposta ácida na ponta da língua? Pois, saiba que lidar de forma branda e suave faz parte da meiguice, um valor muito elegante e ligado à humildade e a mansidão. Quer ser mais meiga? Vem que eu te ajudo.

Você sabia meiguice não é algo de gente fraca ou sensível demais? Na verdade, a meiguice é um traço tão importante do caráter que pode ser visto como um requisito essencial para líderes e aqueles que ocupam cargos de grande responsabilidade.

Um bom exemplo é Moisés, considerado homem de maior influência entre o povo hebreu, “era em muito o mais manso de todos os homens na superfície do solo”. (Números 12:3) e sua fala era como “chuvas suaves sobre a relva”. — Deuteronômio 32:2.

 

Ser meiga sempre foi um atributo que me deram, mas confesso que eu mesma não entendia muito bem. Achavam que queriam dizer que eu era feminina ou delicada. Lembro bem da minha falecida avó Bela contando que havia encontrado minha professora da pré-escola na fila de um banco em Curitiba. Ela, além de lembrar meu nome e da minha avó, perguntou: “A Janaína continua meiga como quando era criança?”

Pensando nisso refleti se a meiguice é algo que nasce conosco ou podemos aprender. Afina, o que mais recebo são e-mails de mulheres querendo aprender a ser mais mansas, suaves e serenas. Por isso, hoje vou compartilhar com você como ser mais meiga em seu dia a dia.

Pense no outro

A meiguice exige força e disposição para não ferir os sentimentos dos outros, ser pacificadora e suave nos momentos mais difíceis e sob provocação. Antes de perder o controle pense como o outro se sentirá com o que você pretende dizer.

“Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado” Gálatas 6:1

Seja acessível

A pessoa que tem fala agradável transmite paz e torna-se acessível às pessoas. Quem é rude, vulgar ou espalhafatoso tende a repelir as pessoas. Já a meiguice atrai. Abrace sem medo, diga o quanto as pessoas são queridas sem motivo, manifeste atos de gentileza, saiba receber visitas, acolha. O próprio Jesus é um exemplo disso, quando disse ao povo de Jerusalém: “Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo de suas asas!” Mateus 23:37

Tenha exemplo

O melhor e maior exemplo de meiguice, sem dúvida alguma, é Jesus. Quando ele se torna um modelo nas nossas vidas, nos tornamos parecidos com ele. O próprio Cristo nos orientou sobre isso: “aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” Mateus 11:29

Aquiete-se

A pessoa meiga não é espalhafatosa, barulhenta ou sem moderação. Ao contrário, quando todos estão se descabelando desesperados a pessoa mansa observa, avalia e acha uma saída. O apóstolo Paulo declarou que “o escravo do Senhor não precisa lutar, porém, precisa ser meigo para com todos”. 2Timóteo 2:24

Cuide do coração

A meiguice não é só a suavidade no tom da voz e nas maneiras, mas é algo que vem do coração. Precisamos amar incondicionalmente as pessoas para, então, agir com mansidão verdadeira. “…sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens.
Tito 3:2

Seja controlada(o) pelo Espírito Santo

Já dei a dica do livro aqui “A mulher controlada pelo Espírito Santo”, a minha maior leitura cristã depois da Bíblia, claro.

Quando o espírito de Deus habita em nós, produzimos os frutos dele: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”Gálatas 5:22

E, então, acha que já é possível começar a ter mais meiguice no dia a dia? Me conte sua experiência!

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Mateus 5:5

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).