Elegante sempre - Janaína Depiné

Achei um cabelo na comida. E agora?

Quem nunca passou por essa saia justa. Esta ali se preparando para uma garfada quando, de repente, vê aquele fio de cabelo. O que fazer?

Perder o apetite é quase inevitável, mas a questão aqui é como não gerar um constrangimento ainda maior do que você está sentindo.

Por isso, preparei algumas sugestões:

Se você estiver num restaurante

Primeiro identifique que o cabelo não é seu ( sim, isso pode acontecer). Descartada essa hipótese, aja com discrição. Deixe o item indesejado num canto do prato. Se estiver entre amigos íntimos, em voz baixa, conte o ocorrido, pois eles podem estar saboreando o mesmo prato que você. 

Peça para falar com o gerente e mostre a ele. O restaurante deverá lhe oferecer outro prato ou isentá-lo do pagamento. Escolha o que achar melhor.

E a não ser que você tenha achado um tufo de cabelo, nada justifica desmoralizar o restaurante ( lembre-se que se for um self-service pode até ser cabelo de cliente) postando a foto nas redes sociais. Aliás, não queremos ver essa imagem, por gentileza.

Se estiver na casa de um amigo

Se a comida foi preparada por ele, com certeza não fazia parte da receita. Se conseguir, recolha com discrição e siga com sua refeição. Na hora de ir embora, diga para ele que a comida estava ótima, mas que havia um fio de cabelo.

Caso seu estômago embrulhe num caso assim (como acontece comigo), apenas pare a refeição e alegue não estar se sentindo muito bem, o que de fato terá ocorrido a essa altura..rs

Já se a comida não foi preparada por um buffet, chame-o e fale com ele em particular. Jamais mostre na frente de todos os convidados. Isso só causaria constrangimento ao anfitrião.

No mais, não faça tanto drama. Se serve de consolo, segundo o FDA, órgão americano que regula o controle de alimentos e drogas nos EUA, não há sequer um relato de pessoas ficando doentes por ingerir cabelo humano. Feito de uma proteína chamada queratina, quimicamente inativa, o cabelo não causa nenhum problema em ser digerid0. Então, mal não faz, mas que dá um nojinho dá. E em você?

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).