Elegante sempre - Janaína Depiné

Assuma sua responsabilidade

Havia um antigo provérbio que dizia: “Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram”. Uma ilustração para dizer que alguns filhos eram punidos pelos erros dos pais. Mas será que é possível pagarmos pelos erros dos outros?

A Bíblia nos traz uma resposta clara sobre esse assunto numa fala do próprio Deus, por meio do profeta Ezequiel: “Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, jamais direis este provérbio em Israel. Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:3-4).

Não se herda o pecado ou a depravação dos parentes. Isso é um engano para justificar as consequências de uma vida errada. Se eu faço algo muito ruim pagarei por isso, mas não meu filho. Talvez algumas consequências possam até respingar nele, mas ele não terá a responsabilidade dos meus atos.

Jesus também foi confrontado sobre isso pelos seus apóstolos quando curou um cego. “E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.” João 9:2,3

Precisamos parar de terceirizar a responsabilidade pelos nossos erros. Cada um de nós colhe exatamente o que plantou. Essa é a lei da semeadura divina. A boa notícia é que Deus é justo e misericordioso Assim, se um pecador se arrepender seus pecados serão perdoados.Mas o mesmo vale para um homem justo que abandonar o caminho do Senhor para se tornar um pecador. Ele será condenado pelo caminho errado que escolheu (Ezequiel 18:24-26).

Portanto, em vez de culpar nossa família por uma sucessão de problemas que vivemos devemos buscar em Deus corrigir nossas falhas e viver o caminho de paz que Ele planejou para nós.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).