Elegante sempre - Janaína Depiné

Cochichar x falar baixo

Será que falar algo baixinho no ouvido de alguém é deselegante? E cochichar? São tantas dúvidas que hoje vou explicar tudo. Vem ver!

Para começo de conversa a palavra cochichar tem origem onomatopeica, ou seja, é uma palavra que nasceu do som que fazemos ao sussurrar no ouvido de alguém. E se você procurar no dicionário vai descobrir que cochichar quer dizer “segredar” ou “falar em voz baixa”. Ah, mas na etiqueta não é bem assim. Há muitas situações em que falar baixo é uma demonstração clara de elegância, enquanto cochichar… 

FALE BAIXO

O famoso ator americano John Wayne já dizia: “Fale baixo, devagar e pouco.” De fato, em alguns casos não só podemos como devemos falar baixo. É o caso de estar em hospital, biblioteca, exposições, teatro, velório etc. Um sinal de respeito às outras pessoas.

NÃO COCHICHE

Cochichar no ouvido de alguém é extremamente desrespeitoso. Quem está ao lado nota que não querem que ouça o assunto e ficará constringido. Pior ainda é quem coloca a mão para cobrir a boca. Aliás, essa é a típica imagem de um fofoqueiro.

Mandar um bilhete ou fazer sinais de segredinhos para outra pessoa durante uma reunião é o mesmo que cochichar.

Lembro-me bem de um curso que dei numa empresa no qual um dos diretores ficou sinalizando para o outro. Como ele não entendia, acabou mandando um bilhetinho. O avisado ainda assim não entendeu e parou a reunião para saber o que era. Com isso o tal recado secreto acabou sendo revelado publicamente: o zíper do colega estava aberto….Tinha como ser pior?

Então, fale baixo quando precisar, mas cochichar jamais. Combinado?

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).