Elegante sempre - Janaína Depiné

Como controlar a ira

Quase todos os dias a gente vê, seja no noticiário ou mesmo na rua, alguém que simplesmente teve um momento de fúria. Infelizmente episódios de explosão de raiva têm sido cada vez mais comum, mas continuam deselegantes. Por isso hoje a dica é como ajudar você a ser mais calma e menos intempestiva.

Compreensão, empatia e gentileza são atributos que deveriam nos acompanharam todos os dias. É claro que há pessoas ou situações que testam os nossos nervos. E para ajudar você a lidar com elas que separei algumas orientações.

Coloque-se no lugar da outra pessoa

Quando ficar muito irritado(a) com alguém tente ver pela perspectiva dela. Antes de falar algo pense em como se sentiria no lugar dela. Isso ajudará você a pensar antes de falar.

Domine a si mesmo(a)

Elegemos quem governa nossa cidade, estado e país. Mas quem governa você? Controle o seu temperamento. Isso é domínio próprio!

Espere a raiva passar

Eu tenho um lema na minha vida que é “não se decide nada no dia da ira”. Quando ficamos irritados com algo devemos evitar discutir e tomar decisões. Espere a poeira baixar para conversar e resolver o problema. Diga, por exemplo: “Quero muito resolver isso, mas estou um pouco nervosa. Vamos tirar um tempo para pensar melhor antes de conversarmos?”.

Não culpe o outro

As pessoas têm culpa por algo que fizeram, mas jamais pela forma como você se sente. Isso é responsabilidade pessoal.Por exemplo: se me chamarem de grossa vou tomar um susto e dar risada, mas não me ofender. Pois isso é algo que realmente eu não sou.

Então, se alguém diz algo desagradável a seu respeito, tente descobrir o que está por trás daquela ofensa, mas não se ofenda. Você não precisa se sentir mal por algo que não fez ou não é.

Escreva

O desafio do autoconhecimento envolve entender o que provoca nossa ira. Anote quando sentir isso e comece a se decifrar. Assim, antes de um episódio de fúria, você poderá evitá-lo.

Não corrija pessoas nervosas

Quando alguém está muito irritado, ouça e permaneça quieto. Evite ao máximo discutir nessas horas. Jamais diga: “Você está louco(a)!” ( porque isso deixa todo mundo louco..rs). E para encerrar apenas diga algo como “Sinto muito. Como posso ajudar?”.
Promover a paz é ser elegante sempre!

Tem alguma dúvida sobre sobre etiqueta em geral? Escreva para mim: contato@elegantesempre.com.br. Ah, e claro, não deixe de comentar aqui. 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).