Elegante sempre - Janaína Depiné

Como lidar com uma afronta

Quantas vezes nos sentimos acuados, provocados ou perseguidos por alguém? Nessas horas é comum um sentimento de medo, angústia ou até tristeza nos abater.
Talvez você tenha a consciência de que se o Senhor está com você não será preciso temer nenhuma pessoa. Racionalmente sabe disso, a questão é que na hora suportar uma afronta pode ser mais difícil do que parece.
Até chegar ao prometido trono, Davi sofreu várias perseguições injustas, especialmente do seu antecessor Saul. Intrigas, tentativas de assassinato e muito ódio o cercavam. Como ele lidou com tudo isso nos dá uma grande lição para superar momentos difíceis.

1. Oração

Quando se viu perseguido, Davi não buscou reforços, tampouco vingança. Em vez disso, orou por proteção divina para livrar-se de quem queria matá-lo ou provocar discórdia. “Livra-me, Senhor, dos maus; protege-me dos violentos, que no coração tramam planos perversos e estão sempre provocando guerra.”Salmos 140:1,2
Ele também não se esqueceu de clamar por proteção. Você faz isso quando percebe que alguém quer derrubar você ou puxar seu tapete? Davi fez. “Protege-me, Senhor, das mãos dos ímpios; protege-me dos violentos, que pretendem fazer-me tropeçar.” Salmos 140:4

2. Confiança

Sabemos que a fé é o ingrediente que move o coração de Deus. Tanto que é que ao fazer diversos milagres, Jesus comumente dizia: “A tua fé te salvou”. Ter fé é confiar que se pedirmos algo bom e justo Deus ouvirá e atenderá. Davi sabia disso. “Ó Soberano Senhor, meu salvador poderoso, tu me proteges a cabeça no dia da batalha” Salmos 140:7
Muita gente ora no momento da aflição, mas faz isso por hábito ou com o coração cheio de medo e incertezas, sem esperança de ser atendida. Davi ao contrário, conhecia e tinha a certeza da justiça de Deus. “Sei que o Senhor defenderá a causa do necessitado e fará justiça aos pobres.” Salmos 140:12

3. Esperança

Davi não só se vê saindo da situação que se encontrava no tempo presente, mas reafirmou a esperança na eternidade. “Com certeza os justos darão graças ao teu nome, e os homens íntegros viverão na tua presença.” Salmos 140:13
Felizmente a maioria de nós não é perseguida por pessoas violentas ou que querem nos tirar a vida. Porém sofremos muitas perseguições menores, mas igualmente malignas e vindas de pessoas (às vezes bem próximas) que disseminam intrigas, mentiras, manipulações e armações.
Em vez de se afundar em mágoas e lágrimas, devemos fazer como o salmista e reagir com oração, confiança e esperança. Um processo que pode começar na turbulência, mas – como Davi – nos levará ao trono.

Grande abraço!

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).