Elegante sempre - Janaína Depiné

Como lidar com uma gafe grandiosa como a do Oscar 2017?

A entrega do Oscar 2017, sem dúvida, vai ficar na história. Infelizmente não pelos filmes premiados  e discursos cheios de emoção, mas por uma gafe colossal. O prêmio de melhor filme foi entregue por engano. O que podemos tirar de lição desse episódio para as nossas vidas? Aprender a lidar com gafes também é uma forma de superar nossos erros.

A 89º edição do Oscar foi marcada por um erro no anúncio do principal prêmio da noite, o de melhor filme. Apresentadores da categoria mais esperada da noite, os atores Warren Beatty e Faye Dunaway – estrelas do clássico “Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas” (1967), anunciaram que o vencedor era “La La Land”, mas o premiado foi “Moonlight”.

Resultado: os participantes de “La La Land” subiram no palco, diretores fizeram discurso até que, enquanto todos se abraçavam, veio a noticia do erro.  Confira:

Constrangimento geral. Warren Beatty disse que se confundiu ao ler o nome “Emma Stone” e que estaria com o papel errado nas mãos (o de melhor atriz, em vez do de melhor filme).

Mas, o que aconteceu?

Horas depois do vexame a PricewaterhouseCoopers, empresa de auditoria responsável pela confecção dos envelopes para leitura dos vencedores, emitiu um comunicado:

“Pedimos sinceras desculpas a ‘Moonlight’, ‘La La Land’, Warren Beaty, Faye Dunaway e aos espectadores do Oscar pelo erro que foi cometido durante o anúncio de melhor filme. Os apresentadores receberam por engano o envelope da categoria errada e, quando descoberto, o erro foi imediatamente corrigido. Estamos investigando como isso pode ter acontecido e sentimos profundamente pelo ocorrido”, diz o texto, que agrade “aos indicados, à Academia, à [rede de TV] ABC e [ao apresentador] Jimmy Kimmel pela maneira como lidaram com a situação”.

A empresa reiterou que o sócio Brian Cullinan entregou por engano o envelope reserva do prêmio de melhor atriz, concedido pouco antes a Emma Stone, para os apresentadores de melhor filme, Warren Beatty e Faye Dunaway. Usualmente, a empresa faz dois envelopes, o principal e um reserva, este devendo ser descartado assim que o prêmio é entregue – o que não aconteceu desta vez.

“Uma vez que o erro ocorreu, os protocolos para corrigi-lo não foram seguidos com bastante rapidez pelo Sr. Cullinan ou seu parceiro”, admite a nota.

“Pedimos desculpas sinceras a Warren Beatty, Faye Dunaway, Jimmy Kimmel, ABC e à Academia, nenhum dos quais foi culpado.”

“Nos últimos 83 anos, a Academia confiou à PwC a integridade do processo de premiação durante a cerimônia, e ontem à noite falhamos na Academia”, encerra o comunicado.

Como lidar com uma gafe grandiosa?

Lidar com um vexame público é difícil, mas há algumas formas de agir para evitar mais sofrimento.

1. Bom humor

A melhor maneira de superar um constrangimento desses é levar na esportiva. O apresentador Steve Harvey, que anunciou a vencedora errada no Miss Universo de 2015, deu a dica. Em seu perfil no Twitter, Harvey brincou: “Me liga, Warren Beatty: posso ajudá-lo a passar por isto”.
0

2. Humildade

A empresa responsável assumiu a culpa pelo erro. O melhor caminho para não esticar o assunto é não fingir que não aconteceu, mas assumir a gafe e dar as devidas explicações.

3. Empatia

Em tempos de redes sociais onde todos tentam mostrar uma imagem de perfeição, assumir os próprios erros pode conquistar a empatia do público. A sabedoria popular diz que “errar é humano”, então quem assume o erro costuma ganhar compaixão das pessoas. Já tentar esconder ou terceirizar a culpa gera desconfiança e raiva no outro.

4. Relaxe

Não podemos controlar tudo, muito menos o que vão pensar sobre uma gafe. Portanto, a melhor saida é lidar com a frustraçaõ com tranquilidade lembrando que todos erram uma hora ou outra.

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).