Elegante sempre - Janaína Depiné

Como ter resiliência

Em meio aos desafios da vida, surge uma resiliência como uma bússola que nos guia através das tempestades e nos fortalece para enfrentar os obstáculos com coragem e fé. É uma qualidade que não apenas nos capacita a suportar as adversidades, mas também nos permite crescer e prosperar, transformando as experiências difíceis em oportunidades de aprendizado e amadurecimento.

A Bíblia nos oferece inúmeras passagens que nos inspiram a cultivar a resiliência em nossas vidas. Em Provérbios 31:25, somos encorajados com as palavras: “A força e a dignidade são os seus vestidos, e ri-se do dia futuro”. Essa passagem nos lembra que a verdadeira força não reside na ausência de desafios, mas sim na confiança em Deus e na capacidade de enfrentá-los com dignidade e esperança, mesmo diante do desconhecido.

Então, como podemos desenvolver essa resiliência em nossas vidas?

1.Construa uma base sólida de fé :

Assim como uma casa construída sobre a rocha é resistente às tempestades, uma vida fundamentada na fé em Deus nos fortalece nos momentos difíceis. Lembre-se das palavras de Isaías 41:10: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajuda, e te sustento com a minha destra fiel.”

2.Cultive uma atitude positiva:

Em Filipenses 4:8, somos instruídos a pensar sobre o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável e de boa fama. Ao direcionarmos nossos pensamentos para o que é bom e positivo, somos capazes de enfrentar os desafios com uma perspectiva renovada, encontrando oportunidades de crescimento mesmo nas situações mais difíceis.

3.Pratique a gratidão:

Em todas as emoções, a gratidão nos ajuda a encontrar motivos para louvar a Deus. Como está escrito em 1 Tessalonicenses 5:18: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” Ao cultivarmos um coração grato, desenvolvemos a capacidade de encontrar alegria mesmo nas adversidades.

4.Busque apoio:

Assim como o corpo de Cristo é composto por muitos membros que se apoiam mutuamente, também precisamos de apoio para buscar em nossas comunidades de fé e entre nossos entes queridos. Como está escrito em Eclesiastes 4:9-10: “É melhor serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caíram, um levanta o seu companheiro; ai, porém, do que estão só; pois, caindo , não haverá quem o levante.”

Que possamos abraçar uma jornada de resiliência com confiança, sabendo que Deus está conosco em cada passo do caminho. Que possamos nos vestir da força e dignidade que Ele nos oferece e enfrentar o futuro com esperança e alegria.

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).