Elegante sempre - Janaína Depiné

Confiança que cura

Segundo a previsão do tempo seria um dia de muita chuva e frio porque uma frente fria repousaria sobre nossas cabeças em todo o sudeste Brasileiro. Porém, escrevi este texto debaixo de sol forte e calor.

A previsão do tempo, com seus satélites modernos e especialistas monitorando o planeta 24 horas, falha. Aliás, não só ela. Acostumamos-nos a acreditar no homem e, consequentemente, nos decepcionar.
O frio não vem, o sócio engana, o colega mente, o amigo some, a religião erra e o irmão trai. De fato colocar a nossa fé em pessoas ou situações é um caminho certo para a decepção.
Ao contrário, confiar que Deus é capaz de mudar pessoas e circunstâncias, mesmo quando as melhores previsões dizem que não é possível, é verdadeiramente ter fé.
No segundo livro de Reis vemos um bom exemplo disso, a história da cura de Naamã descrita no capítulo cinco.
Um poderoso comandante do exército assolado pela pior doença daqueles tempos, a lepra. Desesperado ele dá ouvido à serva de sua esposa que diz haver em Samaria um profeta capaz de curá-lo.
Os profetas eram homens com a boca de Deus, numa época em que o pai ainda não havia se reconciliado com seu povo.
Apesar de ouvir à serva, Naamã busca primeiro o rei de Israel. Ele o recebe e se sente afrontado com o pedido de cura. Ele sabia que não poderia curá-lo e estava certo. Não é a fé em pessoas que pode curar alguém, mas somente a fé em Deus.
Felizmente o profeta Eliseu intervém e pede para receber Naamã. No entanto, ele manda um mensageiro falar com ele. Ou seja, o rei de Israel o recebe, mas Eliseu não. Ele imaginou que profeta não poderia curá-lo e ele estava certo. Não é um homem de Deus que pode curar alguém, mas somente a fé em Deus.
A orientação que se segue e igualmente curiosa: mergulhar sete vezes no rio Jordão. O comandante fica furioso. Isso não seria capaz de curá-lo e ele estava certo. Não é um rio, um amuleto da sorte, uma imagem, um item ungido ou qualquer outra coisa que pode curar alguém, mas somente a fé em Deus.

Quando obedece a instrução, Naamã é curado e convertido. “Agora sei que não há um Deus em nenhum outro lugar senão em Israel”. 2 Reis 5: 15
Naamã escolheu confiar em Deus. Ter fé não é um sentimento, mas uma decisão. Ter fé é confiar que o caminho de Deus é bom, perfeito e agradável, mesmo quando nos causa dor ou não é o que pensamos. Ter fé é confiar que Deus está agindo, mesmo quando não vemos os resultados.
Quando estive na UTI este ano, vítima de um grave acidente e com traumatismo craniano, não havia nada que eu poderia fazer para melhorar o meu estado. Só poderia ter fé e, mais tarde, eu veria que isso era o suficiente. Certa madrugada, ouvi o médico conversando com um paciente: “Sem fé você não sai daqui”. Imediatamente senti que eu seria curada, pois eu tinha fé.
No dia seguinte, às 11h da manhã, surpreendendo a todos ( inclusive minha família) tive alta. Uma melhora surpreendente, como diz o laudo médico. Da UTI para casa, pois a minha fé em Deus me salvou.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).