Elegante sempre - Janaína Depiné

ESPECIAL MULHER: Ser feminina x ser sensual

“Pra quê decote se ela tem simpatia?” Pergunta Marcela Taís na canção “Menina não vá desanimar”. Uma questão que parece mais importante do que nunca. Afinal, como entender que haja tantas mulheres lutando por respeito, direitos, mas ainda escolhendo a sensualidade como forma de se vestir e comportar?Primeiro é preciso fazer uma separação importante entre o que é feminilidade e sensualidade. Por definição, a feminilidade é o modo de ser, de viver e de pensar próprios da mulher. Já a sensualidade diz respeito à inclinação pelos prazeres dos sentidos.

Por essência toda mulher deveria ter feminilidade. Por escolha, algumas abraçam a sensualidade.

Hoje a sexualidade humana está tão banalizada que muitas mulheres acreditam que não importa as virtudes que possuam, ainda assim é preciso se destacar pela sensualidade. Claro que aí entra também a poderosa indústria que manipula o culto ao corpo e enaltece a juventude eterna.

É claro que há uma sensualidade saudável. Afinal existe em nós um impulso natural para o prazer e a sensualidade explorada a dois, na intimidade, eleva a autoestima e garante uma vida plena em todos os sentidos.

No entanto, a mulher que vira escrava da própria sensualidade acaba dependente dos olhares e aprovações alheios. No fim se sente eternamente vazia. Quando a formosura, tão passageira, se esvai com o avançar da idade é comum ver essa mesma mulher desesperada por recursos que a façam recuperar o viço da juventude, pois ela só sabe viver nessa idolatria.

Portanto, é bom e saudável explorar a própria sexualidade num relacionamento afetivo digno e estável. É bom ser feminina e é lamentável depender da sensualidade para ter algum valor.

Como ser elegante sem precisar ser sensual

Uma mulher elegante não expõe sua sensualidade para os outros. Ela se valoriza, pois têm a consciência de que seu corpo não está em exposição ou à venda.

A mulher elegante não quer chamar a atenção, mas sabe se distinguir das demais por sua postura e seu caráter.

A Bíblia traz várias indicações nesse sentido e orienta as mulheres a usarem roupas que não mostrem demais e também não ostentem muito para não soar como soberba.

“Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras” – 1 Timóteo 2:9

Como se portar de maneira mais feminina

Temos na Bíblia um convite à feminilidade. As mulheres são orientadas a serem boas anfitriãs, amarem seus maridos e filhos, manterem um lar organizado, realizar atos de bondade, serviço e misericórdia. (Timóteo 5:10; Tito 2:3-5)

Também vemos, em Provérbios 31, que a mulher cheia de virtudes ensina com amor, fala com sabedoria, empreende sem deixar de zelar pelas coisas da vida em família e se veste bem, mas acima de tudo se reveste de boas obras (1 Timóteo 2:10)

Qual a importância da feminilidade para a mulher?

Ao longo da minha carreira profissional como jornalista e empresária pude observar que muitas mulheres acreditam que para subir profissionalmente precisam adotar um estilo mais masculinizado de trabalho. Passam a ser mais agressivas, falam duramente, bloqueiam a sensibilidade. Mas tudo isso não passa de um estereótipo que algumas mulheres, por desconhecimento, acabam repetindo.

O gênero feminino possui características peculiares que podem e devem ser inseridas em qualquer profissão. Imprimindo características únicas de gestão e forma de trabalhar. A feminilidade é a essência da mulher. Fugir dela é tentar aniquilar nossa razão de existir. Precisamos valorizar o presente que é ser mulher, vivê-lo plenamente e , assim, honramos o nosso criador.

Termino com essa canção inspiradora que citei no início do texto, de Marcela Taís:

Ela é forte, sua graça é Divina
Não é sorte, seu Pai lhe fez bendita
E ela brilha, grande menina!
Ela pode, só não sabia
Ela só não sabia

Se ela sofre, faz poesia
Pra que decote se ela tem simpatia?
E nem é nobre e o Rei chama de filha
Ela vence por teimosia

Quem lhe deu toda essa ousadia?
Quem desperta nela tanta alegria?
Não é o príncipe de cavalo manco,
Foi aquele Rei do cavalo branco
Este é o segredo dessa menina

Nem todos saberão te amar
Nem todos saberão te valorizar
Contudo, você tem tudo
Vá e conquiste o seu mundo

Então, menina, não vá desanimar!
Feche os olhos, você vai encontrar
A força que precisa para alcançar
O céu em você, vai apostar
Se cair, levanta e caminha
Você é linda e tem companhia
Você é forte, só não sabia

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).