Elegante sempre - Janaína Depiné

Etiqueta no almoço de Páscoa

Se você está organizando uma comemoração tradicional de Páscoa ou planejando convidar alguém para um almoço em família, algumas dicas de etiqueta vão ajudar você.

Regras para o anfitrião

PENSE NO MENU

Se você está preparando a refeição da Páscoa, não fique presa na cozinha toda a manhã. Antecipe os pratos que não exigem tanta atenção, como saladas. Prepare pratos quentes que ficam prontos juntos para você poder se socializar com os convidados. Lembre-se de pensar nos vegetarianos ou que possuem outras restrições alimentares.Um bom anfitrião sempre pensa em todos!

SEJA LEVE

Você investiu numa linda decoração, do guardanapo de tecido à louça mais linda da sua casa, mas ocorre um acidente.. Uma grande anfitriã sabe que pior do que uma louça quebrada é deixar o convidado desconfortável. Limpe a bagunça, minimize o dano e mude a conversa.

CUIDE DAS CRIANÇAS

Ao planejar sua reunião, pense nas crianças com um almoço amigável e saudável, além de petiscos para fazê-los esperar sem desespero. Pense também no entretenimento. Giz, livros de colorir, jogos de tabuleiro e brincadeiras que elas possam fazer sem supervisão tão direta de um adulto.
Depois do almoço planeje a caça ao ovo de Páscoa.

Regras para o convidado

NÃO BAGUNCE A ORGANIZAÇÃO

Se você irá em várias festas, informe ao anfitrião para que não esperem você para servir a refeição. Mais de meia hora de atraso é rude, nesse caso é melhor declinar o convite à comemoração.

LEMBRE DO ANFITRIÃO

É sempre educado levar um presente ao anfitrião. Uma caixa de chocolates, uma garrafa de azeite de luxo, um vaso de orquídea ou uma garrafa de vinho são boas opções.

AGRADEÇA POSTERIORMENTE

Não deixe de agradecer ao anfitrião no pós-evento. Um cartão com flores ou ao menos um e-mail gentil são formas de manifestar gratidão.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).