Elegante sempre - Janaína Depiné

Gafe x falta de educação

Você já se perguntou se gafe e falta de educação são a mesma coisa? Como lidar quando se comete uma? O que é mais comum e o que podemos evitar? Veja as dicas neste post.


Primeiro é bom explicar a diferença. Gafe é uma derrapada de quem normalmente é educado. Já falta de educação é grosseria constante.
O mal educado nasce em casa, na falta de disciplina familiar. Adulto vira aquele grosseirão no trabalho, no trânsito e até no trato com as pessoas.

Já a gafe é algo mais comum do que parece. Eu mesmo já cometi ( e ainda cometo) alguns, involuntariamente, claro.

O que fazer quando se comete uma gafe

Primeiro lembre-se que de reis a cidadãos comuns, todos cometem gafe. Quando acontecer com você, peça desculpas a pessoa envolvida e também perdoe a si mesmo. Claro, aprenda a lição para não cometer essa gafe novamente porque outras virão..rs

As gafes mais comuns

Trocar ou esquecer o nome, falar tocando nas pessoas, cutucar, interromper alguém que está falando, se atrasar, ligar insistentemente para alguém e usar o whatsapp de forma inadequada. Essas gafes vemos todos os dias. Por isso, fique atento as dicas de etiqueta para minimizar os danos.

Roupas podem levar à gafes

Acredite, a forma de vestir pode levar você a cometer uma gafe. Na hora de escolher a roupa é preciso pensar não só no seu gosto pessoal, mas como quem você vai estar. Se com pessoas mais conservadoras, busque trajes mais discretos e sempre escolha uma vestimenta que não escandalize.

Pesquise também o local para onde estar indo previamente. Conhecer o ambiente, costumes, jeito de vestir e respeitar tudo isso. É deselegante ir vestido com muito refinamento num ambiente simples. O contrário também é verdadeiro.

Enfim, todo esforço para ser educado é percebido, bem-vindo e bem-visto. Afinal, gentileza e boas maneiras são as melhores formas de ser gentil e ter êxito em tudo o que você faz. Tente ser melhor a cada dia. Isso já é um grande começo.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).