Elegante sempre - Janaína Depiné

O mal do selfie

As redes sociais já fazem parte da nossa rotina. Atualizamos nossas contas, navegamos e interagimos por elas e, vez ou outra, gostamos de dar uma espiadinha no perfil das famosas, certo? A novidade é que um estudo revelou que aquela olhadinha básica no selfie alheio pode fazer mal, muito mal.

O estudo publicado pela Penn State University aponta que observar selfies de outras pessoas pode nos fazer sentir miseráveis e com a sensação de que não temos valor.

É que ao nos comparamos aos outros chegamos a conclusão de que eles têm uma realidade e aparência melhor . Isso diminui a nossa autoestima e a satisfação com a própria vida. Já se sentiu assim?

Por outro lado, quem posta a selfie não sofre nada disso. Segundo o estudo, o problema só ocorre com quem se compara.

“A nossa maior preocupação é que muitos jovens não estão cientes dos perigos potenciais das redes sociais. Eles tratam o seu comportamento apenas como positivo, sem perceber que podem existir consequências negativas”, disse a principal autora do estudo, Ruoxu Wang, em entrevista ao “Dazed and Confused”.

Mas nem tudo é ruim nessa história. Foi constatado que as selfies em grupo provocam uma reação positiva nos outros. Então, vamos as dicas:

PARA SER E FAZER O OUTRO FELIZ NAS REDES SOCIAIS

  • Evite selfies sozinha. Prefira incluir alguém na foto.
  • Não poste muitos selfies se não quiser revelar um ego do tamanho do mundo.
  • Evite o exibicionismo. Quem gosta de você vive a sua realidade, não é mero espectador.
  • Privilegie conteúdo que agregue à vida do outro e não que diminua o outro.

 

Com essas dicas simples dá para ser uma pessoa “do bem”, inclusive nas redes sociais. E para saber mais sobre a etiqueta do selfie, clique aqui.

Você tem alguma dúvida, comentário ou sugestão? Escreva para mim em contato@elegantesempre.com.br

 

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).