O mal do selfie
Postado em: | Por: Janaina Depiné | Em: Destaques , Etiqueta na Internet , Etiqueta no dia a diaAs redes sociais já fazem parte da nossa rotina. Atualizamos nossas contas, navegamos e interagimos por elas e, vez ou outra, gostamos de dar uma espiadinha no perfil das famosas, certo? A novidade é que um estudo revelou que aquela olhadinha básica no selfie alheio pode fazer mal, muito mal.
O estudo publicado pela Penn State University aponta que observar selfies de outras pessoas pode nos fazer sentir miseráveis e com a sensação de que não temos valor.
É que ao nos comparamos aos outros chegamos a conclusão de que eles têm uma realidade e aparência melhor . Isso diminui a nossa autoestima e a satisfação com a própria vida. Já se sentiu assim?
Por outro lado, quem posta a selfie não sofre nada disso. Segundo o estudo, o problema só ocorre com quem se compara.
“A nossa maior preocupação é que muitos jovens não estão cientes dos perigos potenciais das redes sociais. Eles tratam o seu comportamento apenas como positivo, sem perceber que podem existir consequências negativas”, disse a principal autora do estudo, Ruoxu Wang, em entrevista ao “Dazed and Confused”.
Mas nem tudo é ruim nessa história. Foi constatado que as selfies em grupo provocam uma reação positiva nos outros. Então, vamos as dicas:
PARA SER E FAZER O OUTRO FELIZ NAS REDES SOCIAIS
- Evite selfies sozinha. Prefira incluir alguém na foto.
- Não poste muitos selfies se não quiser revelar um ego do tamanho do mundo.
- Evite o exibicionismo. Quem gosta de você vive a sua realidade, não é mero espectador.
- Privilegie conteúdo que agregue à vida do outro e não que diminua o outro.
Com essas dicas simples dá para ser uma pessoa “do bem”, inclusive nas redes sociais. E para saber mais sobre a etiqueta do selfie, clique aqui.
Você tem alguma dúvida, comentário ou sugestão? Escreva para mim em contato@elegantesempre.com.br
Prezada Janaína, tudo bem?
Recentemente conversando com um amigo levantamos um questionamento e gostaria de saber a sua opinião a respeito, a saber:
Quando recebemos um contato em qualquer uma das Redes Sociais que participamos existe um tempo para resposta?
Explico: fico imensamente irritada quando sou chamada para uma conversa, no WhatsApp, Messenger e etc e a pessoa demora muito para responder ou dar sequência no assunto e isso tem gerado constrangimentos, por isso passamos a debater essa questão. Efetuei pesquisas a respeito e nada encontrei, pelo menos, especificamente.
Espero ter sido clara e fico no aguardo da sua resposta.
Parabéns pelo site e temática.
Abraços,
Marly Palmieri dos Prazeres
São Paulo/SP
Olá Marly, obrigada pela companhia. Sobre sua dúvida, essas duas ferramentas que você citou são de mensagens instantâneas, portanto, o ideal é que sejam respondidas imediatamente ou, dependendo do horário do envio, no horário comercial mais próximo. Se o assunto for urgente é melhor ligar. No entanto, há pessoas – como eu – que criam horários para ler e responder mensagens. Eu faço isso de manhã, a tarde e à noite. Convenhamos que hoje em dia se não estabelecermos limites não fazemos outra coisa a não ser responder mensagem. Então, o ideal é conhecer o perfil de cada pessoa. Agora é preciso prestar atenção. Mensagens de áudio podem demorar a serem ouvidas, pois nem sempre a pessoa está com fone e portanto não consegue ouvir em local público. Espero ter ajudado. Abraços
Obrigada Janaina, você foi muito gentil. Ajudou bastante.
Abraços e sucesso!
Que bom, Marly! Fico feliz! Beijos