Elegante sempre - Janaína Depiné

O poder da palavra

A palavra tem grande poder sobre a nossa vida. Afinal, com a nossa boca podemos abençoar ou amaldiçoar. Com nossa língua fazemos o bem ou o mal. Com a palavra geramos vida ou morte.

Não é à toa que tantos versículos da Bíblia se dedicam a destacar a importância do que e de como falamos. O livro de Tiago, por exemplo, é uma referência quando o assunto é o poder das palavras. Aliás, foi com a palavra que Deus criou tudo o que existe. Portanto, não podemos e não devemos subestimar a importância de escolhermos bem e com sabedoria o que vamos dizer.

Durante uma discussão

Você está tendo uma conversa acalorada? Os ânimos estão pegando fogo? Sai faísca em cada frase? Salomão nos alerta sobre como falar nessas horas. “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira” Provérbios 15:1.
Responda com mansidão. Não deixe que o calor do momento domine você e siga com um raciocínio e fala calmamente. Lembre-se que dominar a si mesmo é também um fruto do Espírito Santo em nós.

Durante uma conversa informal

Ao conversar com alguém escolha palavras de amor. Para quê falar mal de alguém ou criticar o outro? Isso não leva a nada. Ao contrário, sempre que possível escolha palavras que motivam, abençoam e incentivam. Em família, no trabalho ou com amigos podemos ser conhecidos por termos sempre uma palavra encorajadora e positiva. Ao contrário, há pessoas cuja conversa sempre nos coloca para baixo. Provérbios 15:4 nos orienta: “O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito”.

Durante um aconselhamento

Não devemos pedir conselho a qualquer um. Nem todas têm capacidade para nos ajudar. Devemos ouvir pessoas sábias, cujo conhecimento está alinhado à Palavra de Deus. Essas pessoas, sim, nos ajudam a crescer e avançar. Um profissional, amigo ou conhecido que está no mundo, por mais informação técnica que tenha, não será capaz de entender a profundeza da alma humana, pois só o criador dela tem essa informação. Por isso, escolha bem com quem você vai desabafar num momento de dificuldade. “As palavras do sábio espalham conhecimento, mas o coração dos tolos não é assim.” Provérbios 15: 7

Durante um questionamento

Nunca responda por impulso, mas antes refreie a língua e pondere. Isso vale para uma importante tomada de decisão ou um simples questionamento. Não ceda a pressão. Antes reflita e ore. “O justo pensa bem antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal.” Provérbios 15:28

Durante uma admoestação

Ao ser repreendido por alguém notadamente sábio, em vez de ficar se justificando, tenha humildade e ouça com atenção. A pessoa que possui sabedoria escolherá palavras doces até para discipliná-lo. Cabe a quem recebe a crítica ter um coração aberto a ser corrigido.
Entenda que, ao contrário do que muita gente pensa, existe a crítica construtiva e ela visa nos ajudar a ser melhor.
“Quem ou vê a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios. Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento”. Provérbios 31-32

Enfim, devemos lembrar que a língua tem grande poder terapêutico. Devemos usar nossa boca para curar, engrandecer e elevar. Se ainda não fazemos isso devemos andar com pessoas que já são assim. Elas irão nos ajudar a sermos mais sábios e mais parecidos com Cristo.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).