Elegante sempre - Janaína Depiné

O que dizer a uma pessoa intrometida

Nas palestras em que faço por todo o Brasil sempre reforço sobre perguntas ou comentários indiscretos que devem ser evitados. Porém, muitas vezes somos confrontados com pessoas sem bons modos que nos colocam em situação constrangedora. Hoje vou ajudar você a se sair bem de perguntas deselegantes.

Nunca responda a uma pergunta indiscreta com grosseria. Afinal, não é porque alguém faltou com educação que vamos perder a nossa, ok?
Sempre que possível adote o bom humor, um sorriso e um tom seguro.

Quanto você ganha?

Pergunta comum, mas rude e intrometida. Você tem várias opções para lidar com ela e vai depender de quem é o questionador. Pode ser um familiar, colega de trabalho ou um ilustre desconhecido no avião.

A resposta mais genérica é dizer que só trata de dinheiro com seu cônjuge. Se a pessoa insistir mude o assunto. Já um desconhecido pode apenas querer ter uma noção da carreira. Nesse caso responda a faixa salarial da profissão, sem entrar em detalhes.

Quanto pagou no carro /casa?

Como pessoa educada que você é, responda: “Eu paguei o valor de mercado para o bairro. Realmente é uma casa que gostei muito, a vizinhança, do trânsito e do comércio…”.  Em seguida mude o assunto.

Você engordou?

Há uma frase que diz que o mundo se divide em dois grupos de pessoas. As simpáticas e as que acham que você engordou um pouquinho…rs

Quando alguém faz essa insensível pergunta sobre mudança do nosso peso é porque ela já está bem óbvia, especialmente para nós. Nesse caso, sorria e diga: “Estou me sentindo ótima”. Isso deve bastar.

Você ainda está solteira?

Geralmente a pergunta é feita por um parente bem-intencionado, mas responder a isso várias vezes não deixa ninguém feliz.

Se ainda está solteira, diga que ainda não encontrou o homem da sua vida.

Você está grávida?

Se você está grávida certamente já anunciou para os amigos próximos. Porém um ganho de peso excessivo ou o tipo de roupa podem fazer você ouvir isso. Como efeito pedagógico você pode dizer apenas um sério “não” e deixar a pessoa sentir aquele constrangimento.

Já se você quiser levar no bom humor diga: “daqui alguns anos de distância”.

Quando você planeja ter filhos?

Muitos recém-casados ouvem essa pergunta. Se vier de um amigo próximo ou parente você pôde querer dar uma resposta honesta. No entanto, se o questionador for apenas um intrometido, diga que no momento você está curtindo a vida dois.

Outras perguntas indiscretas

Há várias outras perguntas rudes, algumas beiram a grosseria. Em vez de sofrer com elas veja algumas possibilidades de resposta:

“Por que você fez uma pergunta tão grosseira?”

Sorria e diga: “Você não está me perguntando isso!”

“Eu não quero falar sobre isso. Vamos mudar o assunto?”

“Essa pergunta é muito rude”

“Não vou responder isso”

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).