Elegante sempre - Janaína Depiné

O que não fazer quando tudo vai bem

Você já deve ter ouvido o ditado de que “alguns chegam a Deus pelo amor ou pela dor”. De fato, ou alimentamos nossa fé porque conhecemos o verdadeiro amor do Pai ou porque precisamos desesperadamente dele. Mas você já se perguntou quando nos afastamos de Deus?

“Quando eu os alimentava, ficavam satisfeitos; quando ficavam satisfeitos, se orgulhavam, e então me esqueciam”, disse o próprio Deus por meio do profeta Oséias ( capítulo 13, versículo 6).

Sem dúvida o orgulho é o que mais nos afasta de Deus e provoca a nossa queda. O orgulho em nossa própria capacidade e mérito infla o nosso ego e Deus não pode encher um vaso já cheio. Jesus explicou isso: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” Tiago 4:6

O orgulho nos faz achar que somos melhores do que outras pessoas, que somos autossuficientes e, justamente por isso, o orgulhoso não se submete a Deus.

Um cristão que não consulta a Cristo antes de tomar suas decisões, por exemplo, é muito orgulhoso. Acredita que apenas com seu conhecimento será capaz de tomar decisões inteligentes, mas se esquece de que a sabedoria verdadeira não vem de nós, mas do alto. Justamente por isso, no fim o orgulhoso acaba humilhado. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” Provérbios 16:18

Mas o orgulho nem sempre é ruim. Sabemos que Deus é quem nos dá talentos, dons e sabedoria. Consequentemente todo sucesso que alcançamos vem dele. Nessas horas nasce o único orgulho saudável, o de andar com Deus.

“Se alguém quiser se orgulhar, que se orgulhe de me conhecer e de me entender; porque eu, o SENHOR, sou Deus de amor e faço o que é justo e direito no mundo. Estas são as coisas que me agradam. Eu, o SENHOR, estou falando.” Jeremias 9:24

Para que tudo corra bem sempre em nossas vidas, quando estamos numa boa fase, precisamos manter uma visão equilibrada de que tudo vem de Deus e lançar fora o orgulho pessoal.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).