Elegante sempre - Janaína Depiné

Siga em frente. Vai terminar tudo bem.

A leitora me mandou uma mensagem. O que fazer nos dias maus? Tem dias em que ela se sente desanimada. Outra grande amiga também estava triste com algumas situações. E você? Faz o quê nessa hora? Chora? Reclama? Ora? O que eu disse a elas é especial e você confere agora.

Viver de maneira elegante, honesta, digna e cristã autêntica não é sinônimo de uma vida fácil e sem problemas. Muito pelo contrário. É uma caminhada cansativa, às vezes eu diria, exaustiva. Mas, cá entre nós, você bem que foi avisado: “No mundo tereis aflições”, disse o próprio Jesus (João 3:16).

E é exatamente por isso que você já viu muita gente desistindo no meio do caminho. Uns começam tão bem, mas cansam. São os despreparados. Outros esperam não uma corrida, mas um dia no shopping. São os que estão a passeio, mas nem pense em comprometê-los (geralmente eles alegam que não têm tempo, carro, preparo, condições…desculpas, desculpas e mais desculpas). Estão ali apenas dando uma olhadinha na vitrine. Há ainda os que quando descobrem que a trilha é cheia de obstáculos, pulam fora na primeira pedrinha. São os acomodados. Enfim, não importa o motivo, muitos estão só esquentando o banco da igreja, mas não estão correndo. São plateia, não corredores.

Então, você se sente cansada(o)? Acha que não vai chegar à linha final? Porém, ainda está correndo? Parabéns, você é um atleta!

Uau! Sei bem o que é isso. Estava assim esta semana. Problemas com pessoas (e não são poucos) e pensei por um instante: Ah, e seu eu deixasse pra lá? Parasse com evangelismo, ministério, igreja, célula, ministrações? Voltasse apenas para o meu trabalho secular? Cuidasse apenas de mim e da minha família? ( silêncio)….Imediatamente Deus falou ao meu coração: “Qual você pensa ter sido o grande momento de Jesus? Não foi o nascimento, não foram os inúmeros milagres, não foram seus ensinamentos poderosos, nem seu discipulado amoroso. Foi na cruz sua obra-prima.”

O que para o mundo seria a derrota, o fracasso, o abandono daqueles a quem ele discipulou, o olhar de desprezo, os gritos de humilhação, o espancamento cruel, as chicotadas, a dor, a sensação de abandono ( “Meu Deus, Meu Deus! Por que me abandonaste?” Mt27:46) e, por fim, a cruz. A mais dura caminhada que Jesus trilhou. Mas, então, vem o ponto alto: a ressurreição. Ele vence a morte. Abre um caminho de vida eterna e esperança, onde está alicerçada a fé cristã. Ele entra para a história e divide o tempo.

Por isso, logo depois de dizer “No mundo tereis aflições”, Jesus continuou “mas tende bom ânimo eu venci o mundo”.

E o livro de Hebreus também alertou: “Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo para que vocês não se cansem nem desanimem” (Hb 12:3)

Jesus não desistiu. Ele suportou. A palavra é essa mesma. Suportar. Então, se sou um imitador(a) dele também não posso desistir! Posso chegar cambaleando, tremendo, chorando, mas não vou abandonar a corrida.

Por isso, quando as forças estiverem se esgotando vou orar, vou conversar com pessoas maduras na fé que possam me lembrar daquilo que me traz esperança, vou clamar e ganhar fôlego para prosseguir. Porque essa história eu já sei o final: vai terminar tudo bem.

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).