Elegante sempre - Janaína Depiné

(Re) Descobrindo o valor de ser dona de casa

O mundo pode ser um lugar muito confuso, competitivo e tenso. Por isso, nós precisamos construir um lar que seja um refúgio de paz.
Lar significa ter um lugar para voltar ao final do dia depois de trabalhos intensos e cansativos, alguém nos esperando com sorriso, um refúgio seguro, onde você pode descansar dos problemas.
Nosso cônjuge e filhos podem ter muitos lugares para ir, mas devemos fazer da nossa casa o lugar onde eles sempre queiram estar.
O lar é tão importante que Jesus, mesmo sendo 100% homem e 100% Deus, nasceu e cresceu num lar. Teve que aprender a andar, falar, comer, se assentar. Teve pai, mãe, irmãos e primos. Certamente almoços animados, cheios de conversas e, eventualmente, disciplina. Como filho de carpinteiro, com certeza tinha uma mesa grande e cheia de gente, onde o caráter dele foi forjado para o seu impactante ministério.

Se o lar foi importante para Jesus, também é para nós. Na verdade, o lar foi pensado pelo próprio Deus quando nos organizou em famílias para que pudéssemos crescer com alegria e segurança. Para aprendermos a amar as outras pessoas de maneira altruísta -a chave para a verdadeira alegria. A família é o melhor lugar para aprendermos a amar um ao outro da forma que o Pai Celestial ama cada um de nós.

Por isso separei alguns tópicos para ajudar você a descobrir o valor de ser dona de casa.

1.Legado

A casa é o ambiente onde o mestre molda o nosso caráter. E veja que presente: à mulher foi designado o papel de ser a dona do lar. Neste ambiente onde o próprio Jesus foi moldado, crescendo em sabedoria, graça e estatura, uma mulher deixou sua assinatura.

Veja o impacto de Maria na vida do Mestre, nunca o abandonando, mesmo sabendo que ele tinha a cobertura incondicional de Deus.
Hoje devemos nos perguntar qual o impacto estamos gerando na vida dos nossos filhos?

Muitas de nós, pela cultura do mundo, estamos sendo influenciadas a desgostar do nosso lar. Como se cuidar dele fosse uma coisa menor ou que exigisse menos.

Mas é exatamente o contrário. Existe um chamado celestial para sermos donas de casa. Podemos trabalhar fora, claro, mas nossa missão é a nossa casa. Deus não vai nos cobrar quanto dinheiro ganhamos, quanto reconhecimento profissional conquistamos, quantos prêmios temos. Mas irá me cobrar: “O que você fez da herança que eu te dei?”

Trabalho você ganha, você perde, mas a família é o que permanece. E ninguém pode fazer no seu lugar.
Nenhum legado que você deixe no mundo vai compensar uma família fracassada.

Precisamos entender que ninguém pode fazer o que você faz na sua casa. Nenhuma ajudante ou babá podem substituir você. O que uma mãe coloca numa casa, só ela coloca.

Que todos que venham depois de você, saibam do que você fez por sua família. Suas renúncias, seu afeto e suas escolhas.

2. A casa é seu campo missionário

Muitas pessoas se enfurnam no trabalho ou mesmo dentro da igreja, mas acabam sendo negligentes com os da sua casa.

A sua casa é seu campo missionário, mas isso não é feito pregando para as pessoas da casa, mas revelando Deus no amor que você demonstra, no tempo de conversa ou na comida que você prepara.

Para tudo isso você precisa estar em casa. Não tem como se relacionar com quem não está.

Deus te plantou nesta família, nesta casa, com uma missão. Não seja negligente!

3. Use todos seus recursos para administrar seu lar

O lar não vem pronto, é construído. Deus nos deu muitas habilidades e devemos usar todas elas para ter um lar abençoado. Aprenda a administrar seu lar, cuidar da sua casa.

Para isso tenha organização e metodologia. Crie uma rotina do serviço da casa, divida as funções com as pessoas, coloque tudo em ordem e ensine todos a apenas mantê-la com amor, afinal a mulher virtuosa fala com sabedoria e ensina com amor” Provérbios 31:26

4. Cuide-se!

Se você não cuidar de você, passará a odiar o serviço de casa. Você tem que se sentir bem. Se ficar fazendo as coisas da casa, desgrenhada, com a unha sem fazer, cabelo com a raiz aparecendo, mal arrumada, você começa a ficar com raiva das pessoas. Você sente que elas estão sugando você , passa achar que está sendo destruída e que o problema é o serviço de casa. Mas o problema é você que não está se cuidando.

Você tem que achar um espaço para se cuidar na sua rotina. Um tempo para fazer a unha, hidratar os cabelos, fazer exercícios e cuidar de si mesma.

Assim você não vai culpar os outros. Lembre-se: Os filhos respondem à mãe. Uma mãe estressada tem filhos estressados. Uma mãe calma e feliz tem filhos calmos e felizes.

5. Não podemos ter preguiça

A mulher virtuosa é operosa dona de casa. Ao ter uma vida dinâmica e ativa, sua vida faz sentido.

Para colocar a casa em ordem precisamos ter disposição. Por isso, espante a preguiça! Lembre-se: “As mãos preguiçosas empobrecem o homem” Provérbios 10:4

6. Deus é o centro

Para sua casa ser abençoada Deus tem que estar no centro de tudo. Em cada refeição deve ser feita uma oração de gratidão e honra.
Também abençoe e unja, consagrando a sua casa e seus filhos.

Faça isso e você verá tudo mudando à sua volta, como diz a palavra: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” Provérbios 16:3

Lembre-se: todos se sentem amados quando Deus é amado no seu lar.

7. Queira ser esta mulher!

A mulher de Provérbios 31 não tem nome e isso não acontece por acaso, pois essa mulher pode ser você ou eu.

Escolha SER essa mulher. Tome posse dessa verdade. Se revista dessa verdade. Você é uma mulher virtuosa.
Aquilo que você crê, é!

Profetize sobre sua vida. Talvez hoje você se sinta uma preguiçosa dona de casa, mas escolha a partir de AGORA ser uma operosa dona de casa e diga: EU SOU UMA MULHER VIRTUOSA! Eu acredito em você!

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).