Elegante sempre - Janaína Depiné

Como escapar das 10 gafes no self-service

O ambiente dos restaurantes self-service são mais informais, mas isso não quer dizer que a elegância está dispensada. Se comportar de maneira adequada no restaurante por quilo é essencial para uma vida mais elegante.

1) Higiene – Muito cuidado enquanto monta seu prato. Nada de mexer no cabelo ou ficar falando em cima da comida. Uma baita falta de higiene e de educação.

2) Respeite a fila – Naturalmente self-service tem fila no buffet. Mesmo que você queira “pular” alguns itens não há justificativa para passar na frente de alguém. Se você se esqueceu de pegar um alimento, peça licença para a pessoa da fila e justifique-se antes de voltar ao prato.

3) Não belisque – Jamais coma enquanto monta seu prato, nem mesmo uma batata-frita! No self-service o preço é por quilo, portanto, todo alimento consumido deve ser pesado e pago.

4) Não encha o prato – Aquele morro no prato é muito deselegante. Seja comedido. Se ainda estiver com fome, repita. Sempre com um novo prato limpo, para ficar claro.

5) Não enrole – Na fila de um restaurante a quilo é preciso ter decisão rápida. Enquanto aguarda já vá observando o que vem à frente e fazendo suas escolhas para não comprometer a agilidade.

6) Não volte nada- Pegou um determinado alimento e se arrependeu? Jamais volte com ele para atravessa. Pague e não coma.

7) Em busca do pedaço preferido – Self-service não é pescaria. Portanto, nada de ficar catando os melhores pedaços do alimento. Tem gente que chega ao ponto de tirar o osso do frango para pagar menos, outros destroem a lasanha para pegar o pedaço mais tostadinho. Uma baita falta de respeito com o próximo.

8) Bandeja no lugar – Um erro comum é a pessoa levar a bandeja que usou para montar o prato para a mesa. As bandejas servem somente para ajudá-lo no buffet. Depois de pesar o prato ou ao chegar à mesa, dispense.

9) Seja discreto – Encontrou um fio de cabelo, um inseto ou qualquer objeto não identificado? Chame o garçom ou o gerente e discretamente informe o ocorrido. Nada de fazer escândalo. Se preferir peça para refazer o prato ou não volte mais naquele estabelecimento.

10) Torre de Babel – No self-service é comum encontrar uma variedade de culinária. De japonesa à italiana. O que não significa que seu prato pode virar uma mistura étnica. Escolha um estilo de alimento e seja fiel a ele. Monte o prato pensando também nos valores nutricionais e no paladar. Afinal, misturar sushi com ravióli é uma afronta à gastronomia.
Beijos e bom almoço! 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).