Elegante sempre - Janaína Depiné

Vai viajar? Não esqueça da etiqueta!

Hoje de manhã dei uma entrevista no programa “Encontro com Fátima Bernardes” (Globo) sobre etiqueta nas viagens de avião. Afinal, para ser um viajante elegante é preciso se preocupar, pensar no bem estar do outro e não ter uma visão egocêntrica do mundo. Vamos às dicas?

 

Vestida para viajar

 

Quem vai viajar deve preferir roupas e sapatos confortáveis. Desista do que amarrota ou aperta. Esqueça também as camisetas temáticas como “I love NY” ou qualquer outra que indique que você esteve no local estampado. Exibicionismo é uma das piores gafes. Lembre-se que no avião a temperatura é sempre mais baixa e você não quer congelar, certo?

Outro caso típico é o da pessoa que usa sobretudos e roupas invernais no aeroporto. Lembre-se você não é Ingrid Bergman, interpretando Ilsa Lund em Casablanca.
No avião, o clássico mesmo é uma calça com blazer. Elegante e à prova de tudo.

Com relação aos calçados, fuja dos saltos altíssimos, mas também não é o caso de ir de chinelos ou rasteirinhas. Opte por uma sapatilha, um slipper, um sapato de salto baixo. Fique de olho nas meias. Se você decidir relaxar os pés durante o voo elas não podem estar furadas. Por falar nisso, cuidado ao tirar o calçado. Faça uma autoanálise se é necessário mesmo e se você não tem chulé. Em qualquer um dos casos, uma boa saída é usar uma meia comum ou daquelas tipo sapatilha.

Cuidado também com cintos, muitos acessórios e alguns calçados que não passam no aparelho de raio-x. Você não quer ser o “mala” do aeroporto antes mesmo de embarcar, não é mesmo?

 

Minha mala, meu tesouro

 

Cuidado para não pagar excesso de bagagem. Prefira malas leves e pequenas para trafegar melhor no aeroporto, exceção para longas viagens, claro. Para identificar suas bagagens use etiquetas ou uma fita colorida. Nada de lenços de gosto duvidoso.

Deixe os objetos de metal em um único local, fácil de ser localizado. Assim você evita formar uma fila para todos verem sua mala ser desfeita por causa de uma caneta.

 

Banque o cupido

 

Percebeu um casal que acabou separado? Ofereça-se para trocar de assento. Nada mais elegante do que se preocupar com o bem estar do outro.

 

Meu amigo, comissário

 

Chamar a comissária de bordo de “aeromoça” é tão démodé quanto usar calça boca de sino. Por isso, tire essa palavra do seu vocabulário. Além disso, não abuse desse profissional. Nada de gracinhas ou de tratá-la como uma empregada. Ela está lá para servi-lo da melhor forma, assim como a todos os outros passageiros.

 

Ai, que sol!

 

A não ser que você tenha feito uma blefaroplastia, não faz o menor sentido usar óculos escuros dentro do avião. Se o problema for mesmo o sol, feche a janela e aproveite a viagem.

 

Bagagem

 

Na mão leve apenas uma bolsa, pasta ou mochila, se for o caso. Bagagem de mão não pode passar de 6 kg. Esqueça as sacolas das operadoras de turismo que só servem para fazer propaganda gratuita. Discrição vale ouro. Já dentro do avião, seja rápido para guardar tudo no bagageiro e tente retirar apenas no desembarque, sem incomodar os vizinhos.

No saguão, coloque no chão ou no carrinho de bagagens perto de você. Mala não é gente para ficar ocupando cadeiras.

 

Cadê o comandante?

 

Se você passou dos 10 anos, não tem motivo algum para querer conhecer a cabine do comandante. Segure seus desejos infantis e curta a paisagem.

 

Avião ou restaurante?

 

Muito cuidado com comidas no avião. Evite levar comida de casa, no máximo uma barrinha de cerais. Geralmente a companhia oferece petiscos leves em voos curtos. Já os longos e internacionais têm refeição completa, mas nada de pedir para repetir. Cuide do lixo gerado e use os sacos que os comissários disponibilizam nos corredores ao final da refeição.

 

Sem dose

 

Não é porque é de graça que você vai abusar. Por isso, de preferência, não beba no avião. Primeiro porque voar não é motivo para brindes, a não ser que você esteja voltando de um exílio. Além disso, uma dose de uísque nas alturas equivale ao dobro ou mais do que em terra firme, garantem os entendidos.

 

Pequenos passageiros

 

Os pequenos costumam ficar agitados quando estão viajando. Por isso tente distraí-los levando jogos, gibis, livros e papéis para desenhar ou colorir. Fique de olho para que eles não chutem a poltrona da frente e nem façam muito barulho. Já os bebês choram mesmo. É a pressurização. Para minimizar a mãe pode aproveitar para dar de mamar e diminuir o mal estar. Já o restante dos passageiros deve ficar resignado, afinal todo mundo um dia já foi criança.

 

Entrada triunfal

 

Ao entrar evite ficar parado no corredor para não atrapalhar o fluxo das pessoas. Se estiver com mochila, bolsa ou sacolas de mão, tome cuidado para não bater nas outras pessoas. Coloque a bagagem de mão rapidamente no compartimento de cima da poltrona ou embaixo dela.

 

Amigo de aluguel

 

Se você adora conversar, viaje acompanhado. Nem sempre quem está ao nosso lado está a fim de bater papo. Assim, perceba o clima antes de engatar a conversa. Já se é você quem faz o tipo fechado, uma boa saída é pegar um livro e não largá-lo até chegar ao destino.

 

Quem está aí?

 

Sempre se preocupe com quem está atrás de você. Isso vale, especialmente na hora de reclinar o assento. Dê uma olhadinha para ver se o passageiro de trás não está com a mesinha aberta. Isso vale também para quem tem o péssimo hábito de se espreguiçar ou bocejar como se fosse o único ocupante do avião.

 

Sossegue!

 

Evite ficar circulando pelo corredor e sempre fale baixo. Utilize o banheiro o mínimo possível e deixe tudo impecavelmente limpo ao sair. Ao ler o jornal, evite abri-lo demais e ao comer, mantenha os cotovelos junto ao corpo. Se você tiver pernas compridas prefira sentar-se no corredor para não incomodar ninguém quando se levantar.

 

Estive aqui

 

Travesseiro ou cobertor de avião não são souvenir. Portanto, não leve nada de lembrança. O único item liberado, normalmente, é a revista de bordo. De qualquer forma, pergunte antes.

 

Alô?

 

Por favor, respeite a recomendação da comissária e aguarde a chegada ao saguão para ligar seu celular. Se você não precisa chamar a ambulância ou a aeronáutica, aguente firme.

 

E o vencedor é…

 

Ninguém ganha medalha por sair primeiro do avião. Por isso, controle sua ansiedade e espere as pessoas descerem para, calmamente, pegar sua bagagem de mão. Canso de ver gente se atropelando para, no fim, ficarem esperando as malas na esteira do mesmo jeito.

 

Adeus, eu vou partir!

 

Na hora de descer do avião, despeça-se dos comissários e agradeça a atenção recebida. Afinal, num voo, ter classe não é só uma questão de localização do assento.

 

Viu só? Não é tão difícil assim. Aproveite as dicas e tenha uma ótima viagem.

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).